A Apologia de Sócrates no BENFICA


 



Fazendo conta do enredo da obra de Platão que relata o julgamento de Sócrates, para realçar um dos argumentos de defesa, que se aplica chapa 5 ao caso dos apupos a SCHMIDT.


Em Atenas, Sócrates nota que as acusações contra ele, carregam outras bem mais antigas e que estão na raíz das que servem de justificação, ao julgamento em que se vê envolvido e conduzirá à sua morte, por ingestão de cicuta.


Assim, o que se passou na Catedral, nada teve a ver com a substituição de João Neves, mas com dois factores, cuja acumulação nervosa conduziu à erupção vergonhosa a que assistimos no jogo contra o Farense.


E esses dois factores são a falta de defesa do SLB nas instituições do frutabol português e nos media, e as contínuas argoladas que Schmidt tem criado no centro do plantel.


O acumular de tensão nervosa relativa a PAUPÉRRIMAS exibições do SLB, face aos investimentos feitos, talvez tenha a ver com o que se passou.

A continuada venda acrítica e acéfala de tudo o que se valorize na equipa do SLB, talvez tenha a ver com isso. Relembro que Gonçalo Ramos foi vendido abaixo da cláusula, Guedes foi ser entregue com laço a Paris, e os negócios de Enzo, Darwin, e outros, tiveram de desviar parte do bolo para comissões, mesmo que a transferência não precisasse de intermediação.

Talvez, a reacção tenha que ver com a continuidade do vieirismo, de que Rui Costa é um fiel pupilo.


A continuada compra acrítica e acéfala de jogadores que ou não rendem ou revelam insanáveis problemas de adaptação, talvez tenham a ver com o acumular nervoso em torno da equipa. Talvez a compra inflaccionada de jogadores com qualidade residual, tenha a ver com a falta de paciência de uma mole de adeptos que entra em desespero por não perceber a política desportiva do departamento de futebol.


O sentimento de suspeita em relação à COMBINAÇÃO DE RESULTADOS por detrás da cortina de uma liga de frutabol que se vê desgarrada para passar a ideia de competitividade que lhe traga sustentabilidade, talvez tenha a ver com a exasperação de alguns adeptos em relação a uma máquina que os trata como dentes de uma qualquer roda dentada.


NÃO CONCORDAMOS COM QUALQUER ACÇÃO DE VIOLÊNCIA SEJA COM QUEM FOR.

Não é digno o que se fez a SCHMIDT. Mas é compreensível, pois ou a direcção do SLB é conivente, incompetente ou vive isolada numa torre de marfim forrada a fatos Armani.


Dizemos aqui que os jogadores vivem num mundo de pompom que o próprio marketing cria, completamente alheios às forças emocionais e vivas dos adeptos.

E os dirigentes, não? Qual é a ligação de Lourenço ou Rui Costa, ao Benfiquismo, a partir do seu sedan que sai da Luz e acaba nas suas garagens de vivenda geminada?


Comporta-se Rui Costa como presidente do Benfiquismo, ou como um qualquer líder de república das bananas de 3o mundo?


Para Rui Costa, os Benfiquistas são um empecilho.

Uma coisa com que se tem de lidar.

Veja-se a revisão estatutária. Veja-se uma auditoria onde o Ministério Público viu razões para deter o anterior presidente, e que na auditoria domesticada, nada se provou.

O mesmo senhor que apertou o pescoço a um consócio, foi recentemente fotografado ao lado de uma donzela, com a gala e circunstância decorrente de ser o obreiro do Benfica XXI, XXII, XXIII e por aí adiante.


Rafa mandou os adeptos para o caralho, passo o vernáculo, mas basta ver o penúltimo jogo para comprovar o caso que foi abafado.

Hoje, os jogadores mostraram estar com Schmidt, porque acham injusto o que foi feito a Schmidt, até porque deram tudo contra o Farense.


A pergunta que se coloca é se o Farense tem uma equipa onde foram enterrados 300 milhões de euros nos últimos 3 anos, e que conseguiu até ao momento...1 ponto na liga dos Campeões?


Esta é a obra de Pedro Pinto. A função de Pedro Pinto no departamento de comunicação do SLB, é a de criação de narrativas, para manipular a opinião do universo Benfiquista.


Repare-se que toda a contestação em torno de Schmidt foi, habilmente, diluída por este 'caso', onde a maioria dos adeptos se colocaram ao lado do treinador.

APESAR de ter corrido com um guarda-redes que estava cá há anos, de ter metido o Ristic a andar e agora ande a meter o Morato naquela posição. O treinador, que alegadamente, rejeitou a contratação de um defesa direito e agora nem mete lá o central que desejou para cumprir essa função.


Mas estamos a brincar? É assim tão fácil mandar areia para os olhos dos Benfiquistas?

Pelos vistos sim. Com este happening, Schimdt ganhou mais um balão de oxigénio. 

E o SLB menos um balão de exigência e de assacar responsabilidades.


O melhor jogador do campeonato passado, tirando Enzo, anda a apagar fogos numa equipa criminosamente mal construída.

Não temos meio campo decente há várias épocas. O único trinco, sem qualidade para ser titular, mas com qualidade para ficar no plantel, raramente joga. 

Kokçu, que nada tem provado, Cabral, que nada tem provado, são desejos expressos de Schmidt.

Se não rendem, a culpa é do futebol, que tem destas coisas?

Ah, mas o treinador deu-nos o campeonato passado.


O treinador não nos deu nada. Justificou o seu ordenado gerindo os meios que o SLB lhe colocou à disposição.

Mas andamos a brincar? O Benfiquismo tornou-se tão comedido assim, que já ficamos contentes por um treinador não ser tão incompetente que não estoure todos os meios que o Clube lhe faculte?

É a isto que está reduzido o SLB?



Erickson foi contestado.

Foi um dos melhores treinadores estrangeiros que tivemos. 


Ah, mas as responsabilidades só se assacam no final. Meus amigos, há quantos anos andamos a assobiar para o lado face a uma incompetência ou sabotagem propositada, onde no final das épocas dizemos que para a próxima é que é?


A mensagem é clara.

Temos de comer e calar. E pagar quotas. Se quisermos mudar alguma coisa, existem os sócios com 50 votos, e as Assembleias Gerais controladas pela estrutura com metástases vieiristas.


Xiu, pouco barulho, este é o SLB do século XXI, onde temos de balir alegremente em direcção a uma carta branca a uma direcção autista e incompetente.


NÃO DEFENDO o que se passou com Schmidt, mas não podemos dizer que temos, todos os anos, de resolver o que está mal, e quase todos os anos vemos a equipa padecer dos mesmos problemas?

Agosto é o mês algodão, limpa tudo e faz-nos esquecer o que se passou na época que findou.

Eu relembro que andámos com o credo na boca até ao último jogo, para ganhar o título. Jogámos futebol avassalador enquanto cá esteve Enzo, que vinha com a pica toda, e relembro que com ele cá, fomos eliminados de uma competição, só com empates.


A verdade é só uma. Schmidt só conhece um sistema, chegou ao tugão, e treinadores de meio da tabela, e até das distritais, desmontam-lhe o esquema táctico.

Schmidt decide inovar, e é claro que não consegue, porque apenas se especializou num sistema de jogo. 

Não tem jogadores para o que quer fazer, até porque alegadamente, foi ele que os escolheu.


Se é grave que adeptos lancem garrafas e água e impropérios, mais grave é um treinador que sente as costas quentes para mandar os adeptos ficar em casa, ou calarem a sua indignação.


Resta-me dar os parabéns a Pedro Pinto, ou a quem engendrou esta estratégia comunicativa, ganhou algum tempo para Schmidt, e para o rabo de quem o escolheu.


Gostaria de deixar uma nota em relação a alguma Gloriososfera, paga ou não, em relação à perseguição aguda que têm feito a todos os Benfiquistas que são indefectíveis na exigência.

Uma dessas páginas, coloca o resultado de 3 a 0 frente ao Inter, para justificar que 'samos muita bons' e que não podemos ou devemos criticar o quer que seja.

Parabéns à Young Networks 2.0



Outro podcast, emite epítetos como 'filhos da puta' para todos os Benfiquistas 'ingratos' que se esquecem do que Schmidt fez por nós o ano passado.

E é aqui que vemos, o mais implícito e triste legado do vieirismo. Tornámo-nos ovelhas sempre à procura de pastor.


Adivinha-se uma ruptura insanável dentro do Benfiquismo, mercê da pura estupidez dos órgãos sociais eleitos.


Não defendo o despedimento do treinador. Vi-o com Camacho, Fernando Santos, Lage, Vitória, JJ, e tantos outros que foram trucidados pela 'máquina'.


Mas muito menos pactuo com a perseguição e espírito de Inquisição, que vem de alguns benfiquistas, que convencidos que fazem o melhor para o Clube, atacam inaceitavelmente, os outros adeptos.

O que não deixa de ser irónico, pois são esses mesmos que mais criticam o que foi feito a Schmidt.

Dá a ideia de que é malta que mata outros, para lhes salvar a vida.


VIVA O BENFICA! 


(alguém se lembra de declarações da direcção aquando deste caso ocorrido no Bessa? Rui Costa estava no local certo á hora certa para defender o treinador, mas para defender os adeptos, adopta o MIA...missing in action...E se o Boavista fechar, há que ter karma)

Comentários

  1. Eu acho a reacção exagerada (face a Roger), eu sou dos que acha que estás a exagerar nalgumas coisas mas tenho a noção de que ele não é perfeito.

    Tudo o que dizes de Roger, eu sou assim para Rui Costa e a sua equipa. Aí é que não tenho visto nada de jeito, muitas falhas (principalmente na comunicação) e na quantidade de contratações falhadas a alto preço (algo que começou com RVD, se não me engano). A defesa do Benfica não é feita por quem deve... enfim. Tudo coisas.

    No entanto, o que me revolta aqui não são as críticas. Todos temos um pouco de treinador de bancada em nós. É a direção continuar a deixar os treinadores a queimar em lume brando. Desde JJ (porque comecei a ligar mais ao que a direção fazia, mas tenho ideia que foi feito o mesmo com o Trap) que o treinador do Benfica anda sozinho a dar o corpo às balas e a fazer pela vida... porque se correr mal não está ligado a decisões acima dele. E está tudo pior desde Rui Vitória... com Lage foi miserável o que foi feito... e Roger este ano tem tido alguma defesa mas é porque chegou ao exagero de ter jornalistas contra ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que em nenhum texto a minha critica é apenas focada em Schmidt. Ainda andávamos eufóricos o ano passado e já aqui se falava da eliminação às 'mãos' de uma equipa de escalões secundários, apesar de ter sido um empate. Desde logo se começou a dizer que Schmidt é teimoso, e este ano percebemos que não sabe mais.Temos sido unívocos a criticar a incompetência e cobardia que Rui Costa e seus muchacos revelam. Até para falar sobre o treinador encomendou a imprensa, como se fosse casual. Se eu adivinhasse o euromilhões é que era. Dissemos logo no primeiro ano de Rui, que só tinha aprendido os trejeitos do antecessor. Não há dia que não o comprove.O plantel está mal construído, desde a pré época que o dizemos e a estrutura sabe-o melhor que nós, treinadores de bancada. Mas felizmente a nossa raiva centra-se noutro foco, que é o carácter salazarista e missionário de meia dúzia de páginas de 'defesa' do Benfica, que se arvoram em medidores e censores do Benfiquismo alheio. Com tanto adversário para cascar, acham que o maior inimigo do SLB são so Benfiquistas não unanimistas. O SLB não tem comunicação, enm e estratégia para o futebol. E isso é SAD.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares