Rui Costa anuncia a sua saída


  “Não posso deixar de lamentar o que aconteceu. Em 120 anos de história nunca se viu uma situação como a de ontem, não é este o respeito que o nosso treinador merece. Chegou a época passada e ganhou tanto em dois meses como o Benfica tinha ganho nos últimos 4 anos. Considero uma acção despropositada. Compreendo os adeptos pelo facto de a época não estar a correr como queremos, principalmente na Champions, percebo que estávamos a perder em casa, mas a reacção foi descabida. O treinador merece todo o nosso respeito e consideração e crebilidade.”

“Tem havido uma campanha muito grande contra Schmidt. O porquê é difícil perceber. Inclusive esta história de falar português. Nunca vi uma campanha destas, não me lembro. A pergunta que se faz é: assumindo que a campanha europeia está a ter muito peso na cabeça dos adeptos, pergunto o que já perdemos internamente? Temos a Supertaça ganha, no campeonato o máximo que pode acontecer é ficarmos a 4 pontos do primeiro. Quem perdeu um campeonato à 13.ª jornada a 4 pontos de distância? O que faz que um clube campeão e com uma Supertaça pensar que tem de mudar logo tudo? Em relação ao jogo, já fiquei mais desiludido com prestações, até no ano do título, do que ontem. Compreendo a preocupação dos adeptos, que é o 9º ponto perdido, mas custa-me aceitar a reacção contra o treinador. Não aceito. O treinador, como ser humano que é, sentiu-se desagradado. Ele compreende quando os adeptos estão insatisfeitos mas o que aconteceu ontem é novidade para toda a gente.”

“Falo com Schmidt todos os dias e ele ontem estava desiludido. Por não ter ganho e pela reacção. Ele está feliz no Benfica e depois de um resultado e incidentes era normal que tivesse uma reacção. Mas respeitou o facto de estar onde está e vamos ficar com ele. É com ele que vamos conquistar mais títulos. Quebrar a meio da época o que se está a construir nunca resultou. Temos ainda muita ambição para este ano. Em nada se pode pensar que se tenha de quebrar projetos a meio, isso nunca ajudou ninguém. Não vale a pena falar disso. Para quem diz que não me tenho manifestado: estou quase todos os dias com Schmidt e não preciso de estar a apregoar a confiança nele. Em segundo, para quem diz que me devia ter manifestado mais cedo, nos últimos 20 dias falei quatro vezes. Ou se está distraído ou não se ouviu o que disse sobre ele ser o treinador para este projecto.”

Contratações / “Foi planeada da mesma forma da época passada. Há um critério que uso, podemos falhar jogadores mas não critérios. Perdemos dois jogadores dos titulares, Grimaldo e Ramos, e depois Odysseas. Os que chegaram foram escolhidos de forma criteriosa por toda a estrutura do futebol. Cada jogador que chega é escolhido por prospecção, presidente e treinadores e a última decisão é minha e a responsabilidade é e será sempre minha. Que fique bem claro. Já a situação de o jogador ter ou não rendimento, pode ter a ver com a situação do jogador e não com o critério. O Arthur foi o melhor marcador da Conference League na época passada e por onde passou fez golos em todo o lado. Há jogadores que não conseguem logo adaptar-se. Se houve falha, a responsabilidade é minha e de mais ninguém. O ano passado também falhámos mas fomos campeões e as coisas ficaram mais no escuro. Vai acontecer todos os anos. Isso não significa que os jogadores não tenham qualidade. Pode é haver a consequência de o jogador não se adaptar.”

Arthur Cabral / ”O Arthur percebeu que não teve um gesto digno de jogador do Benfica, já pediu desculpas e eu como presidente tambem peço desculpa pelo gesto. Infelizmente aconteceu, não pode passar pela cabeça de nenhum jogador fazer aquilo. Há que perceber o estado de alma de todos. Ontem foi um jogo difícil de aceitar no fim, custou a todos, provavelmente a ele ainda mais, pois espera-se muito dele e ainda não conseguiu ser o Cabral que foi em anos anteriores. Teve um gesto que não devia ter tido, o resto será tratado internamente.”

--- Rui Costa ---



Parabéns ao Rui Costa pelo assumir que este é o treinador do projecto. Se o projecto falhar, Rui Costa apresentará, certamente, a demissão.


Ao menos não se esconde atrás da válvula de escape de grandes contratações e troca de treinadores. Como o seu antecessor.


A má notícia é que temos de ver o SLB, o GLORIOSO SLB perder, para ver o Rui remetido ao papel de mero adepto.


Comentários

  1. Demorou talvez demasiado, uma vez que quanto a mim teria é que ter dado a cara ontem. Ainda assim,e apesar de tarde na minha opinião, falou muito bem, é pena é nunca sabermos se o Benfica que se avizinha será o das palavras dele, ou o das acções dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui, tal como Vieira, são malta da construção civil ou da bola. Não podemos esperar minudências em relação à distinção entre coisa-em-si e coisa-para-si no sentido heideggeriano, ou sequer kantiano. Nem podemos esperar que o Rui tenha a capacidade de reflexão que lhe permita evoluir no cargo. Temos o presidente que merecemos, que os 'sócios' elegeram.

      Eliminar
    2. Obviamente tenho consciência que Rui Costa é uma extensão do Vieirismo, mas ainda tenho a esperança que seja mais o Vieira das épocas 12/13 (em que nada ganhámos, mas sonhámos até ao último jogo, e tínhamos regressado a um final europeia mais de 20 anos depois) até à época 18/19, ou no mínimo o Benfica das épocas 03/04 a 05/06 (esta última não pelo terceiro lugar no Campeonato que foi uma merda, mas mais pelos Quartos da Champions após aquela vitória época nos oitavos frente ao Liverpool defensor do Título Europeu, e isto tendo antes ajudado à eliminação do Man Utd que naqueles tempos era sempre um favorito na Champions, e não a anedota actual).

      Eliminar
    3. O problema é que parece que, infelizmente para nós Benfiquistas, o senhor do palheiro percebia mais de bola que o senhor Rui Costa. Enzo não é obra de Rui, já estava identificado antes. E assim sendo, vamos continuar a ter Meitiés a rodar para a equipa. Espero estar enganado.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares