Ressaca
Um tipo ver jogos do Glorioso e zangar-se com amigos e incompatibilizar-se com familiares, não é algo que valha a pena, mas que inevitavelmente ocorre, se os que nos rodeiam são do SLB e divergem nas justificações sobre o 'problema' do SLB.
Para mim, o problema é só um, mentalidade. O departamento de futebol do Clube, embora se tenha alastrado a quase todas as modalidades, é chocho. Utilizo o termo 'chocho' para evitar vernáculo e dar seriedade ao post.
Para quem se lembra do que temos vindo a alertar desde o início do blogue, há anos que ninguém naquele Clube tem conhecimento de bola, e acima de tudo, um sentimento de urgência no que concerne a vitórias.
O SLB é tão grande que quem lá trabalha, trabalha com o mesmo empenho que um trabalhador do Ikea, isto é, a empresa é tão grande que dá para passar pelos pingos da chuva, se apenas se fizer o seu trabalho.
A derrota é demasiado bem digerida nos corredores da Luz.
Consta que o presidente Rui Costa, foi hoje reclamar com o árbitro nos túneis.
Apesar de se ter que dar crédito ao presidente quando ele o merece, tal como criticamos quando achamos que temos de criticar, a pergunta é, para quê?
De que adianta?
É de hoje que o SLB ou outra equipa considerada periférica na cúpula da máfia da UEFA, é prejudicada em prol de equipas que geram mais dinheiro?
Sim, o SLB foi roubado, mas como Lage disse, um jogador não pode correr 30 metros e marcar golo ao SLB a poucos minutos do fim, sem nenhum tenrinho a fazer falta.
Lage preparou bem o jogo.
Não se pode culpar o homem de nada até às substituições.
Não foi ele que mandou a equipa encolher toda até o Barcelona começar a criar jogadas de perigo.
Não foi ele que escolheu um guarda redes medíocre, que é incapaz de sair a um cruzamento, de arriscar frente a um jogador isolado, ou de não marcar autogolo usando a cornadura de um jogador adversário.
Disto Lage não tem culpa.
Esteve desastrado nas substituições, mas na cabeça dele faziam sentido. Na minha não porque para mim a melhor defesa é sempre o ataque, e se não atacamos para golo, atacamos na disputa da bola.
Lage tem o péssimo hábito de absorver a mentalidade do sítio onde está, porque é uma pessoa, plácida.
Algures no Seixal sentiu que uma derrota com o Barcelona é algo aceitável, com o Famalicão é que não.
Em dérbis qualquer resultado é possível, é o mantra na Luz.
Se alguém é mais 'exigente', ai que nada percebe de bola. O Benfica está aburguesado, pior, está enconado. Pronto usei vernáculo.
Venha o Manteigas, venha o Mauro Xavier, venha alguém que não seja como a rã que acaba cozida em lume brando.
Que mostrem fibra ou nervo.
Há quantos anos vemos o Glorioso ter equipas que jogam contra camisolas? Ah mais demos goleada ao Barça e ao PSG, e só perdemos por um com o Bayern.... a sério que é isto agora equivalente ao resultado possível?
As outras equipas têm maiores orçamentos e os melhores jogadores? Se é isto que determina apenas a competição, mais vale fechar portas. Mesmo quando foi campeão europeu, o SLB TINHA OS ORÇAMENTOS mais REDUZIDOS em comparação com os adversários derrotados.
Alguma vez alguém ouviu Eusébio desculpar-se por do outro lado estar um plantel mais valioso?
A diferença servia para motivar, hoje em dia, a diferença serve para justificar o fracasso.
Nisto Rui tem parte de responsabilidade, embora não tenha culpa. Rui foi um príncipe no futebol, um predestinado, um artista.
Viveu numa redoma, e nunca teve perfil nem para liderar nem para exigir responsabilidades. E atenção que exigir não é falar grosso.
Ou dar murros na mesa.
Simplesmente não é carácter do homem.
Como dissemos anteriormente, já que não tem perfil, que se rodeasse de gente com perfil.
Não o fez como sabemos, e acabou por fazer o que não queria, prejudicar o SLB com a sua gestão.
O SLB tornou-se no que ainda é, por causa de garra e competência. No saudoso 3o anel, vi jogos em que por melhor que o SLB jogasse, havia velhos que embirravam com tudo o que se passava até com a falta de empenho dos suplentes no banco.
Perguntem a qualquer jogador dessa altura, tal como qualquer coliseu romano, a Luz era difícil de agradar.
Não podemos dizer que a exigência no SLB é brutal e depois corremos a justificar cada derrota apenas porque 'ai os outros meninos são maiores'.
O Barcelona encostou o SLB às cordas, de forma sistemática, porque os jogadores que temos não sabem gerir resultados. Se nem sabem gerir a posse de bola, o SLB ou joga em ataque continuado ou em transição, não sabem gerir resultados.
Portanto é vital que não se tire o pé do acelerador. Lage tem banco para tal, mas prefere sempre, sempre jogar pelo seguro.
Quando a coisa está preta, mete avançados para ninguém dizer que não meteu a carne toda no assador.
É assim que os assalariados do SLB funcionam, como se fossem funcionários do Ikea.
Imagino que aquela malta esteja cansada de tantas entrevistas da treta que enchem a BTV, num verdadeiro culto da personalidade, a indíviduos que na maioria, sem ser dar toques na bola, dificilmente manteriam um emprego no macDonalds, a virar hamburguers, se acaso a postura complacente fosse igual.
Ah, mas aparecem todos os dias no treino e é uma profissão de desgaste. Mineiro ou técnico de saneamento, é uma profissão de quê?
Imagino aquela malta no Cosme a pensar que já lá estão demasiados títulos, convém não sobrecarregar o espaço e prateleiras.
O Benfica comercial está a matar o Benfica ganhador.
O Benfica comercial já matou os velhos do 3o anel.
Ou deixando-os fora de um mini estádio, ora transformando-os em clientes.
Desde Schmidt que falta intensidade ao meio-campo, aliás, a todos os jogadores.
Muitos desculpam isto com a dualidade de critérios na apitagem portuguesa. Hjulmand no SLB não acabaria um jogo.
Farto desta merda, farto desta mentalidade, que honra seja feita a Rui, não é nem culpa nem responsabilidade dele.
Precede-o.
Mas ele jogou com Veloso e Schwartz. É inconcebível o perfil de jogador tenro, que contrata.
Trubin não é jogador para o SLB, Bah nem para suplente serve, Tino até jogou bem e não enterrou a pasta, mas é curto demais (alguns comparam-no a Shéu), Tomás a lateral é demasiado mau, Carreras ajuda na defesa mas defende mal, Kokçu...não me pronuncio.
Demasiados jogadores sem ambição, acomodados e com perspectiva inflaccionada sobre o seu valor futebolístico.
Derrota intragável com o Barcelona. Todas as derrotas são intragáveis. Podíamos e devíamos ter ganho este jogo. Há uns anos atrás dizia-se que faltavam 30 metros ao futebol português.
É de considerar que falta departamento de futebol ao Benfica.
Comentários
Enviar um comentário