Um jogo de Paixões


 Nas habituais acções de branqueamento da AA, (Aliança Altis), o Record dedica desta vez a atenção a Nuno Santos.

Que por detrás do homem existe família, sonhos, sentimentos.

O apelo à emoção é uma constante no mundo da bola, e dos media portugueses. Ajuda a vender, e a formatar consciências.

Sérgio Conceição, por exemplo, não é mal formado, mal educado ou agressivo. É apaixonado.


Pepe, não é caceteiro, manhoso. É voluntarioso e dá-se muito ao jogo. 

O Taarabt recentemente saiu de jogo com uma versão mais reduzida da sua dentição, mas é um jogador intempestivo, que joga muito com os braços.


Nuno Santos destaca-se pois tem toda a razão no que afirma.

«Se mudar a minha forma de ser, nunca serei o mesmo jogador. Sou assim mas tenho bom coração»

Ficamos no entanto sem saber, se com bom coração denota a sua condição cardíaca, acompanhada regularmente por médicos especialistas em medicina desportiva, um privilegiado em relação à população geral, como todos os futebolistas da Ia Divisão.


Ou se por outro lado deixa latente o facto de que ser mal formado, incorrecto para colegas de profissão, é aceitável, porque no fundo no fundo, as suas intenções são boas.


A ele não se aplica a ideia de que o Inferno está cheio de boas intenções. A boa intenção, o bom coração, são as emoções, e não os argumentos, que tudo justificam e branqueiam.


O futebol português está cheio destes exemplos. Nuno Santos nunca poderá ir para Inglaterra ou para a Alemanha. Lá, os seres humanos que jogam à bola, são desprovidos de emoções. São meros autómatos que não choram no final de comédias românticas. E levam multas se agridem ou insultam colegas de profissão. Os próprios clubes não incentivam estes comportamentos. Não, o futebol português é que está no caminho correcto, como a selecção de árbitros para uma competição internacional, recentemente, comprova.

 Vamos continuar a ter este futebol de vanguarda, emocional, que não engana, e onde a emoção é um valor absoluto, onde se mata, insulta por paixão.



Conforme Nuno Santos afirma, e as estruturas do futebol defendem (e as fotos exemplificam), vamos ter de levar com ele e outros como ele.





Comentários

Mensagens populares