Preâmbulos para uma época Benfiquista

 


Apesar de achar que a direcção está a fazer um bom trabalho, continuo a achar que precisamos um jogador mais físico e intenso no miolo do terreno. Não temos nenhum jogador com esse tipo de características. 


Apesar da melhoria na drenagem dos relvados, existirão terrenos pesados onde o virtuosismo dos jogadores será substituído pela necessidade de ganhar duelos no miolo. Só Aursnes se aproxima dessa capacidade.

A inclusão de Chiquinho justifica-se apenas pela sua qualidade para desenrascar, mas nunca pode ser um titular inquestionável. Desenrasca, mas o SLB precisa mais do que jogadores que desenrasquem.


Tomás Araújo tem de continuar. Não se entende novo empréstimo do melhor central do SLB na fase de construção.

Não gostaria de abdicar de Veríssimo, mas prefiro o Tomás, além de que a mulher do central brasileiro é pior que a lesão que o jogador teve. Especialmente se a deixam postar nas redes sociais.


O SLB nos últimos anos, tem tido um grupo de centrais com qualidade acima da média. Penso que seja este o ano da 'explosão' de Araújo, e infelizmente apenas podemos ter 4 centrais, tendo que abdicar de 2. 

João Victor jogará a defesa direito, Schmidt gosta deste tipo de polivalência.

Um guarda-redes que valha pontos e saiba jogar com os pés, seria recomendado. Vlacho, já não vai melhorar muito mais nesse aspecto. 


Não sou o maior apreciador de João Mário, a quem reconheço qualidade técnica acima da média.

Prefiro outro tipo de jogador na direita, mas entendo que Schmidt o use em jogos de povoar o meio-campo.


Se Rafa sair, João Mário pode bascular para a sua posição no miolo, uma vez que têm a mesma intensidade e aceleração...


Na frente eu preferiria um avançado de nível mundial, se bem que estou curioso para ver o que o Gonçalo vai fazer se ficar.


O Henrique tem de ficar, e o Tengsted tem de ir rodar para outro lado, pois não tem justificado a sua inclusão, creio.


Notas sobre a revisão estatutária:


1) Não concordo com a remuneração dos elementos da direcção. Creio que profissionalismo é compatível com serviço ao Clube, e que não faltam Benfiquistas competentes para desempenhar esse serviço pro bono.

Há o argumento de que pagar a profissionais afasta os interesses pessoais. Também acredito na existência de unicórnios.


Um director tem de ser alguém competente e Benfiquista, e deve receber o que recebia na vida profissional anterior, para não sair prejudicado.

Mas quem defender a existência de brunos de carvalho, ou varandas, na Luz, força.


2) aumentar para 20000 os votos necessários para convocação de Assembleia Geral Extraordinária, parece-me muito mau, como que retirando possibilidades de os sócios o fazerem mais facilmente.


3) Para fazer a vontade à Adidas, o artigo 9o dá liberdade total para abastardar o equipamento secundário do Clube.


Em suma, e em linha com o que temos dito de Rui Costa aqui no blogue, dá com uma mão e tira com a outra, exactamente como fazia Vieira. 

Vieira dava um título aqui e ali, para se ir mantendo. 


Se estas alterações forem para a frente, contribuirão para o abastardamento do Clube, que se tornou numa máquina de rodar dinheiro, sob a desculpa da sua sustentabilidade.


Comentários

  1. Respostas
    1. esqueci-me dele!, para jogar à frente de Aursnes ou do Tino!

      Eliminar
  2. O plantel está mais equilibrado, e com mais qualidade no geral.

    Eu ia buscar mais um médio, e era o Al Musrati, ou o Zaydou Youssouf do Famalicão, como opção de recurso. Até porque o Aursnes vai voltar a funcionar como um joker na equipa.

    Fechar a contratação do Bento, e confiar no João Victor para lateral direito. Ainda temos o João Tomé na equipa B, que também tem potencial.

    Entre o Lucas Veríssimo (mais provável) e o Tomás Araújo, um vai sair, mas preferia que fosse por empréstimo, porque o Otamendi não vai durar para sempre.

    Se o Gonçalo Guedes ficar, e até estar recuperado, é manter o Schjelderup e o Tiago Gouveia no plantel, pelo menos até Janeiro. Depois emprestar o que estiver a ter menos rendimento.

    Manter o Musa e o Tengstedt, e emprestar o Henrique Araújo, para uma equipa aonde tenha garantias de poder jogar.

    Vender o Tiago Dantas e o Meité, emprestar o Paulo Bernardo (ou uma venda com opção de recompra), manter o Martim Neto a treinar com a equipa A, mas a jogar pela B. O Rafael Rodrigues volta para a equipa B.

    O Samuel Soares era bom um empréstimo numa equipa da primeira divisão aonde pudesse jogar, caso contrário mais vale ficar pela equipa B também.

    André Gomes (só volta a jogar em 2024), Léo Kokubo e Marcel Mendes, vão para os Sub-19, Sub-23 e equipa B, mas vamos ter algum excesso de guarda-redes.

    Sem entrar em loucuras, convencer o Gonçalo Ramos, Rafa, Florentino e António Silva a fazerem pelo menos mais uma época, são todos jogadores chave, a equipa tem outro nível com eles em campo.

    Manter os restantes jogadores que não foram aqui mencionados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo, genericamente, mas prefiro manter o Henrique. O Tengsted não tem justificado nada, permanecer no plantel. Não é por ser estrangeiro ou ter sido caro, que merece mais oportunidade que as que já teve.Viva o BENFICA!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares