O calor de Pinto da Costa


 O bafio voltou a transmutar-se em declarações.

Não há quem puna este discurso divisionista e de ódio.


A polícia acima do Mondego não cumpre as mesmas regras constitucionais.

O estado de excepção é a antítese do Estado.


A tolerância que este indivíduo tem tido, é criminosa, e faz parto da corrupção da República.

Os governos não têm sido capazes de ter mão pesada nos discursos divisionistas, seja nas regiões autónomas sempre sedentas de mais fatias de orçamento, seja nestes bandalhos que usam o que acham ser o ponto fraco da República, para continuarem a manter um regime de excepção.


Só existe um antídoto contra a corrupção, é Lisboa. FCP e Boavista, já mostraram o que representam.

Versão para a imprensa:

«Apesar de o sucesso do FC Porto e das lutas do nosso clube contra as mentiras e as injustiças não serem algo recente, parece-me que em Lisboa ainda não se habituaram a lidar com isso. E quando me refiro a Lisboa não está em causa a cidade propriamente dita, onde sou sempre bem recebido e onde existem cada vez mais pessoas que vibram com o FC Porto. O que está em causa é a capital enquanto símbolo de um país que sempre foi muito centralizado e que o é cada vez mais, onde a proximidade aos poderes excessivamente concentrados é um fator decisivo seja para o que for, ao ponto de até no estrangeiro já se reconhecer que isso explica uma grande parte dos problemas de Portugal. O FC Porto, para ganhar, tem de lutar contra isso. É o que temos feito, e não nos podemos queixar dos resultados. Vamos continuar a fazê-lo. Somos e queremos continuar a ser uma espinha cravada na garganta da capital»

Versão original se o calor não afectasse o orador:

«Apesar de o insucesso do futebol nacional em relação à Europa e das lutas de alguns nossos clube contra as mentiras e as injustiças não serem algo recente, parece-me que em Porto gal ainda não se habituaram a lidar com isso. E quando me refiro a Porto galnão está em causa a cidade propriamente dita, onde sou sempre bem recebido e onde existem cada vez mais pessoas que vibram com o mérito desportivo acima das vitórias. O que está em causa é a existência de zonas de excepção enquanto símbolo de um país que sempre foi muito centralizado no litoral e que o é cada vez mais, onde a proximidade aos poderes excessivamente concentrados, e coniventes com o mundo do frutabol  é um fator decisivo seja para o que for, ao ponto de até no estrangeiro já se reconhecer que isso explica uma grande parte dos problemas de Portugal, incluindo o cancelamento por parte da UEFA de eventos relativos a homicídios televisionados. O FC Porto, para ganhar, tem de lutar com todos os meios jutificando os fins. É o que temos feito, e não nos podemos queixar dos resultados. Vamos continuar a fazê-lo. Somos e queremos continuar a ser uma espinha cravada na garganta da verdade desportiva»

Comentários

Mensagens populares