Vergonha do Vitória

 

«Face ao sucedido na noite de hoje na cidade de Guimarães, a Associação VitóriaSempre vem pelo presente emitir o seguinte comunicado:

 

I – O que nós suspeitávamos já sucedeu, infelizmente. Por isso, no primeiro ponto deste comunicado, não poderemos deixar de lamentar profundamente os actos de violência sucedidos na presente noite na nossa cidade, perpetrados por supostos adeptos do Hajduk Split, ainda que alguns falassem o português das Docas, do Bairro Alto e do Parque Eduardo VII.
 

II – Guimarães esteve a ferro e fogo. Os bares do centro histórico sofreram danos avultados. Os comerciantes sem qualquer defesa puderam apenas rezar e esperar que o vendaval de destruição cessasse. Isto feito de modo impune, sem qualquer obstáculo ou sem alguém a impedir que tal sucedesse.
 

III – Ora, tal causa surpresa e estupefacção. Surpresa porque, atento o comunicado do PSP - Comando Distrital de Braga, acreditávamos que, apesar deste só se referir aos adeptos vitorianos, estaria a ser preparada uma organização de grande envergadura para suster os ímpetos de uma das claques mais violentas da Europa, ainda para mais associada a uma claque portuguesa conhecida pela sua violência. Estupefacção porque não existia policiamento na rua, não existia prevenção, deixando uma horda de malfeitores percorrer impunemente a cidade sem serem travados.
 

IV – Ora, tal foi conducentes a actos de violência que não poderão passar impunes. Exigimos responsabilização! Responsabilização do Comandante da PSP, exortando-o a ser humilde e pedir a demissão por não ter acautelado a defesa dos cidadãos vimaranenses e dos muitos turistas que circundam pelo centro histórico da cidade! Responsabilidade dos responsáveis autárquicos incapazes de preverem o viria a suceder, não exigindo uma articulação e uma resposta pronta de quem tinha que agir.
 

V – Como é possível cinco camionetas de malfeitores pararem sem qualquer problema na cidade?
 

Como é possível terem percorrido a cidade sem qualquer intervenção?

Como é possível terem chegado ao centro histórico sem qualquer oposição?

Como é possível nos vídeos que circulam não se vislumbrar um agente da autoridade?

Como é possível, passada uma hora, nenhum ter aparecido nos locais do crime?

Tal leva-nos a pedir responsabilidades e a humildade de quem de direito para as assumir!


VI – Amanhã será um novo dia!

Para além do futebol, um dia de trabalho na cidade de Guimarães.

Os nossos conterrâneos andarão nas ruas.

Atendendo ao sucedido hoje esperamos que a Município de Guimarães e a PSP - Comando Distrital  de Braga previnam “comportamentos geradores de violência” na nossa cidade.»




A Associação de adeptos organizados Vitória Sempre, emitiu um comunicado mal cheiroso, como tem sido apanágio ao longo da sua existência.


No seu teor, está uma mensagem xénofoba, discriminatória e imbecil.

Insinua «alguns falassem o português das Docas, do Bairro Alto e do Parque Eduardo VII» ou seja, que os desacatos provocados por adeptos do Hajduk, foram ou cometidos por lisboetas, ou por croatas há muito tempo conhecedores dos dialectos lisboetas. Eu que sou lisboeta não sei como se distingue o português das Docas (onde não mora ninguém) com o do Parque Eduardo VII, onde ninguém mora. Além da curiosidade sobre como a Associação Vitória Sempre, conhece bem o dialecto do Parque Eduardo VII, folgo em verificar que os racistas e fundamentalistas vimanarenses, culpados de vários episódios de racismo, estão a evoluir na vida, sendo agora exímios linguistas.



Mete nojo a cobertura e apoio a estes grupos de imbecis que cultivam o ódio até pelas sombras. Nenhum meio dos media expôs ou criticou estas insinuações da treta, limitaram-se apenas a reproduzir as mesmas, como bons co autores do lodo deste campeonato ultra periférico.


Já que a imprensa não vale o papel onde é imprensa, que reste à população em geral, de Guimarães, nobre e honrada, identificar e extinguir estes antros de asco. Guimarães nada tem a ver com isto, e se o clube outrora honrado do Vitória, dá guarida a estes pobres de espírito, por mim que acalme nas distritais.


Quero ver, sentado, a posição quer da Liga quer das autoridades em relação a este episódio.


(peço desculpa a Chalana, se me estiver a ler no 4º anel, mas neste dia não podia deixar passar isto em branco.)



P.S.: a confirmar-se a participação dos NN Boys nesta selvajaria, como avança alguma imprensa, além de ser prova de que o lugar das claques é no éter, é uma prova de traição aos ideais BENFIQUISTAS. E portanto, a NNB, trai o SLB de forma inominável.


Mas mantenho o asco aos arruaceiros de Guimarães.


Veja-se: 

https://www.publico.pt/2022/08/10/desporto/noticia/psp-investiga-ajuda-name-boys-croatas-guimaraes-sao-evitaram-policia-2016731


Parece confirmada a participação dos NNB nesta imbecilidade.

É exigível que todos os membros que participaram nisto, sejam impedidos de alguma vez voltar a frequentar as instalações do Estádio.


Em relação às declarações da claque do Vitória, não retiro uma vírgula.

Identificaram o todo como uma parte e por mim só desejava que a polícia de Guimarães tratasse os croatas como trata os Benfiquistas. 

A claque do Vitória e os NNB são parte do mesmo problema que urge extirpar. E não legalizar.


https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/v--guimaraes/detalhe/membros-de-claque-portuguesa-participaram-nos-disturbios-de-guimaraes-segundo-o-mai?ref=HP_DestaquesPrincipais

Comentários

Mensagens populares