Ferro

 

Ferro é um grande central.

Uma das suas melhores qualidades é a saída com bola, passe longo.


Neste momento, o melhor central em Portugal nesse aspecto é o Gonçalo Inácio.

Se Ferro voltasse ao 'nosso' frutabol, seria ele o melhor.


Ferro é um daqueles jogadores, a quem as coisas batem forte a nível psicológico.

Não se chega a titular campeão do Benfica sem força psicológica. E Ferro chegou.

Mas num lance em 2020 a merda de arbitragem/corrupção/competitividade ficcional/40anosdisto, a confiança de Ferro nunca mais voltou a ser a mesma.


Ferro não é um central agressivo. É um central que trata bem a bola, tem visão de jogo e prefere a antecipação.

É, era, um central inteligente. 


Ferro, com um pouco mais de agressividade, e manha, seria um dos melhores centrais europeus.


Mas este jogador, que foi campeão pelo SLB, foi trucidado por uma decisão corrupta, de merda, por parte de mais um chacal que se diz árbitro.


Desde que foi empurrado pelas costas, e assinalada penalidade, que ditou a derrota do SLB, a sua confiança nunca mais voltou a ser a mesma.

Ferro vive o SLB.



Podemos dizer, azareco. Fosse mais forte psicologicamente, como se soubéssemos a forma como outro sente ou deixa de sentir as coisas. Dizemos no café que cada caso é um caso, cada pessoa, uma pessoa, mas esquecemos que Ferro defendeu bem o emblema que ostentou no peito, e foi descartado sem honra.


Podemos dizer que Ferro tinha de provar em campo, o seu valor, para regressar ao SLB.

Mas quantos de nós nunca mais fomos os mesmos por um@ amante nos ter partido a auto-estima em mil pedaços?

Todos nós temos, homens e mulheres, histórias de alguém que nos desiludiu, fez duvidar do nosso valor, que nos deixou no chão.

E no entanto, exigimos a Ferro, que fosse sobre humano e não se deixasse condicionar pela sua natureza, que não é responsabilidade sua.


O meu ponto, é este, Ferro, enquanto jogador, foi destruído pela corrupção reinante na liga de frutabol portoguesa.


Ferro é um dos nossos. Está no Vitesse no campeonato holandês que disputa com Portogal, rankings na Europa.

Leva 468 minutos nesta Liga. Menos 162 minutos que David Carmo na portoguesa.


Quantos jogadores vimos ao longo dos anos desvalorizar por causa da VICIAÇÃO de resultados que parece ser recorrente neste rectângulo à beira mar plantado?


Duvido que Ferro tivesse lugar nos centrais que o SLB tem hoje. 

Não me lembro de um plantel com tanta fartura em qualidade, para a posição de defesa central.

Se Lucas Veríssimo, voltar aos níveis anteriores à lesão, Schmidt, vai ter um bom problema.


No entanto, e sabendo que o SLB não é a Santa Casa da Misericórdia, acho que Ferro e outros como ele, merecem ter sempre um porto de abrigo no regaço Benfiquista, seja no Seixal, seja na Luz.


Ferro tem 25 anos, e como central tem ainda cerca de 10 anos de carreira.


Os jogadores do SLB têm de sentir, que apesar da borrasca lá fora, o Seixal é sempre a casa para onde podem voltar, se o bote naufraga.


O SLB não pode deixar cair os seus. Nisso concordo com o trabalho do senhor do palheiro em relação às antigas glórias do SLB, que EU estenderia às não glórias. 


O SLB não é a Santa Casa da Misericórdia.


Mas quem honrou a camisola, é dos nossos, e merece nunca deixar de o ser.


Não tiveram a culpa de ter menos habilidade ou sorte.


Ou de serem queimados por uma arbitragem filha da puta.


Passo o vernáculo.


Grande abraço, Ferro.



Comentários

  1. Concordo o Ferro para mim é um central tecnicamente evoluído e com este modelo de jogo do Shmitz
    era um grande central além desse lance que o pasteleiro marcou ele
    teve um problema tapar os buracos
    do Grimaldo que nunca estava no lugar e vinha a passo e quem sofria era o Ferro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente.Grimaldo se fosse tão bom a defender como a queimar parceiros na defensiva, e teríamos o melhor lateral esquerdo da Europa. Vertonghen foi outro que ficou chamuscado, por jogar ao lado do rei de Espanha.

      Eliminar
  2. Este foi uma vítima do Weigel, o grande médio defensivo que defendia com os olhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Weigl e Grimaldo foram um duo dinâmico a queimar colegas com menos velocidade e agressividade. No final de contrato, Gri parece estar mais activo, porventura por causa da exiguidade de propostas para o valor que acha ter.

      Eliminar
  3. Estou muito de acordo contigo. Sempre vi qualidades no Ferro. Entrou de caras no 11 no último ano em que fomos campeões, tal como o António Silva este ano, e salvo erro também sem qualquer experiência de I Liga. Seguro e discreto, mas não acusou a pressão da titularidade e foi um dos pilares da defesa com o Rúben. Mas nessas idades é preciso não se ter lesões graves e ter-se sorte. Felizmente não se lesionou, mas não teve sorte naquele jogo de arbitragem vergonhosa e miserável, que transformou uma falta sobre o Ferro num penálti para os fruteiros. A partir daí nunca mais foi o mesmo, e eu gostava bastante que pudesse voltar ao Benfica. Era um sinal de confiança nas potencialidades que tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a partir da vergonha patrocinada pelo pasteleiro, nunca mais foi o mesmo. E é daqueles que cumpre se bem acompanhado psicologicamente. Defendo que o SLB, não sendo uma misericórdia, acautele sempre, o presente, futuro e passado, dos seus jogadores, tenham ou não sido 'glórias'. Ferro é daqueles que merece mais, se o SLB para isso puder contribuir.

      Eliminar
    2. Digo mais, fomos campeões da Europa por causa de um jogador que previamente precisara de um(a) coach para ganhar de novo níveis de confiança. O Seixal deve ter deficit nesse departamento.

      Eliminar
    3. Apenas mais um no lastro de sangue e carreiras destruidas por um senhor que chegou em Janeiro de 2020. Weigl conseguiu extrair o pior de cada jogador e deixar a nú todos os seus defeitos. Curioso que por exemplo antes de Weigl chegar, poucos reparavam nas deficiências defensivas de Grimaldo. No entanto nos anos que esteve cá elas estiveram tão descaradamente destapadas que toda a gente viu. Aconteceu o mesmo con Ferro que ainda tinha de levar com Weigl pela frente e Grimaldo de lado. Aconteceu o mesmo com Taarabt, que antes de Weigl chegar não deixava tão óbvio o impacto das suas perdas de bola. Ou com Pizzi ou com tantos outros. Caso para os jogadores se queixarem ao sindicato, tanta carreira estragada. Curioso que agora parece estar a fazer o mesmo pela Alemanha. Antes de chegar, o Borussia vinha de empatar com o Bayern. Desde que chegou, já lá vão 9 jogos com apenas 2 vitórias, 2 empates e 5 derrotas levando goleada pelo meio. A performance tipica que apresentava por cá. Será que aí também dizem que a culpa é dos colegas que na sua mediocridade não acompanham a sua excelência?
      Quanto a Ferro, sempre achei que não era tão bom como o pintavsm na sua fase boa, nem tão mau quanto o mono o fez parecer.
      Por mim, todos aqueles que contribuem para o sucesso do Benfica devem ser bem tratados.

      Eliminar
    4. Para mim Ferro é um central de eleição.Weigl ter saído vale metade de um campeonato.Eu não percebo nada de bola, mas custa-me perceber como a 'estrutura' profissional não viu o detalhe de 20 milhões.

      Eliminar
  4. Este post está carregado de benfiquismo.

    Obrigado por tê-lo escrito, João.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares