Os resultadistas


    A divergência de opinião, é um dos mais importantes factores para a acumulação e revisão de conhecimento, e evolução pessoal.

 

No diálogo racional há sempre uma progressão e estímulo, dependendo muito da intenção dos intervenientes.

No BENFICA tem de haver oposição, contraposição de ideias.

No BENFICA têm de ser extirpados os resultadistas.

 

Os resultadistas são a negação da oposição.

Durante 20 anos, vimos asfixiamento ou codependência da oposição, a troco de umas vitórias e a troco de umas posições na ‘estrutura’.

 

Para o resultadista, apenas o resultado interessa.

Se estivermos a ganhar, tudo está bem, mesmo que um presidente compre um iate chamado ‘Lucky Me’.

O resultadista é no fundo, um indivíduo com uma errada concepção ontológica.

O resultadista acha que o resultado decorre de uma boa mentalidade e organização/gestão, que só podem ser boas, porque o resultado, o comprova.

Quando o que realmente acontece é que com boa organização e gestão, surgem os resultados.

O senhor do palheiro, tinha a 4ª classe mas era inteligente nisto, aludindo sempre ao factor ‘gestão’ como promessa de sustentabilidade futura, quando hoje sabemos que tal artifício era para justificar a falta de resultados decorrente de desinvestimento.

 

Eu sou resultadista, só estou bem com o BENFICA a ganhar em todas as modalidades, em todas as provas onde estamos envolvidos.

Não sou resultadista à cashball ou à W52.

 

Mas a minha veia resultadista, não dá para mais. Se me perguntarem se quero ver o SLB como posse de um monopólio saudita, e a ganhar sempre, não quero.

Se me perguntarem sobre a transformação do SLB em comunidade de grandes investidores, a la Textor, não, obrigado. Gosto do SLB como é, sendo dos sócios.

 

Todos os Benfiquistas concordam com o mesmo, querem ver o SLB a ganhar, contínua e consistentemente a ganhar.

 

Os não resultadistas, sabem que isso só é possível com uma intransigente pressão para melhorar a gestão, os quadros humanos, e a capacidade de dar respostas à evolução do mundo e do desporto.

 

Aos resultadistas só interessa o resultado, e quem o obtenha.

 

O não resultadista não é como o lagarto dos anos 2000, onde perdiam sempre, mas diziam que eram diferentes.

No SLB não existem vitórias morais, porque a moralidade é a vitória. Porque da moralidade DECORRE a vitória.

Foi isso que levou à fundação do Clube numa altura em que exisitiam clubes por todo o lado.

A ‘moralidade’ que aqui refiro, é a personalidade do Clube. O que o faz distinguir dos outros, e que vai além da cor dos equipamentos e dos símbolos.

Essa diferença tem-se esbatido, mas ainda existe e deve ser reforçada e incentivada.

 

Várias vezes alertámos para isto, por exemplo no blogue de referência Novo Geração Benfica, até começarmos a ver os comentários bloqueados, quando apenas dizíamos que algo ia mal no tempo do senhor do palheiro, apesar das vitórias. Por apontar a incongruência de alguns dos autores do referido blogue.

 

Acabámos por decidir fazer um novo blogue, aberto a todos, mas fechado a trolls que recentemente acharam que por discordar da opinião que liam, achavam que podiam inundar a caixa de comentários com insultos e bocas foleiras a outros Benfiquistas.

 


Resultadistas de cepa para quem o actual estado de coisas é caso para calar qualquer inquietação e aquiescer ao status quo, pois ‘em equipa que ganhe não se mexe’, mesmo que essa equipa não tenha cumprido até agora, nem a auditoria forense, nem a revisão estatutária.

 

Relembro que também Varandas teve sorte ao escolher um treinador. E agora voltou-se a pegar com as claques.

Ou seja, o não resultadista olha para as coisas, SOBRE, a espuma dos dias.

 

Faça o caro leitor, o exercício, SE tivéssemos sido eliminados da Champions, SE o Caldas tivesse ganho nas penalidades, e SE estivéssemos em 3º no Campeonato, haveria mais consenso na necessidade de alterar tudo, de despedir este e aquele. E não é preciso fazer um grande exercício de imaginação para perceber que podia facilmente ter acontecido.

A gestão de um clube tem de estar dependente de obter resultados consistentes a médio e longo prazo, e não de resultados de futebol. Se isto significa que nos devemos resignar com derrotas? Nunca.

Mas temos de estar sempre à procura de melhorar, inovar e preparar a nossa ‘estrutura’, para o porvir, de forma organizada, e não para ‘ganhar rápido’ como outro disse.

O Clube tem de estar dependente desta mentalidade de fazer sempre e cada vez melhor, e não apenas daqueles que conseguem (ou lucram com a ‘sorte’) lograr alguns resultados desportivos, para os quais devia ser ‘peaners’ dada a grandeza do SLB. Alguma vez ganhar à Juve ou ao PSG é motivo para rasgar as vestes?

Como é que é possível a bipolaridade de afirmar no café que o SLB é o maior Clube do mundo e depois exultar não derrotas com outros clubes, por maior dimensão europeia que possam ter?

Como é possível afirmar que somos 6 milhões, se mantemos na estrutura gente há décadas, sem fazermos renovação?

Claramente o Rui Costa não é o meu presidente, se tivesse que escolher. Traz vícios (especialmente na linguagem corporal e na organização do discurso) que aprendeu com a direcção anterior. Claramente resultadista, pois considera que se repetir o que fez outro, pode conseguir repetir 19 anos no ‘poleiro’.

 

Acredito que RC acredita ser o melhor para o SLB, isso não coloco em causa.

O que coloco em causa não é a sua crença, mas a sua capacidade para ser o presidente que o SLB precisa.

E as provas estão aí, vídeos parolos a celebrar uma vitória sobre um rival, que são difundidos, completa mansidão perante a comunicação dos adversários, apatia a trazer de novo o SLB a liderar o futebol nacional.

Dá palco e visibilidade a figuras subalternas e com más práticas no uso dos meios do Clube, com elas partilhando uma legitimidade que não foi sufragada pelos sócios.



Eu quero ver o SLB ganhar constantemente, independentemente das figuras que por lá estão.

E sim, refiro-me também a Rui Gomes da Silva e outros com capacidade análoga.

É necessária uma oposição forte, inteligente, e BENFIQUISTA, que coloque pressão para que os eleitos façam melhor. Uma oposição que pode criticar os rivais, protegendo a figura do presidente, e chamando a essa crítica ‘campanha eleitoral’.

São menos multas que se pagam. E se Rui Costa tem o rabo preso, ao menos falam outros, defendendo o SLB.

Entre Rui Costa e Rui Gomes da Silva, claramente escolheria o segundo, pois tem a postura que acho que o Clube devia assumir.

Garanto que não teria dado abraços e passoubéns ao senhor Jorge Nuno.

 

Garanto que se iria opor totalmente à centralização que está a ser cozinhada e apadrinhada no SLB, pelo funcionário DSO.

 

Ter opinião contrária, oposicionista, no SLB, não é ser anti Benfiquista.

Estamos unidos na necessidade e felicidade das vitórias.

 

Discordamos é na forma como obter essa consistência na vitória.

 

Temos de extirpar os resultadistas plenos, e todos aqueles que querem abafar a divergência de opinião, identificando-a com a falta de Benfiquismo.

 

Todos os Benfiquistas querem o mesmo.

Podem é não querer os mesmos.




Comentários

  1. The Duellists. Grande filme. Ridley Scott, 1977.

    Os Iron Maiden têm uma música sobre o filme, sete anos depois.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande, grande filme. Sobre a honra e a obsessão, dois temas do filme e do texto. Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. E muito me preocupa a questão dos direitos televisivos. Os benfiquistas devíam unir-se neste assunto e fazer uma pressão enorme para que não avance, pelo menos não connosco. Vamos deixar parasitar-se sobre o nosso valor (somos os únicos com valor internacional assinalável, mesmo o porto ganhando mais nunca chegou perto) clubes que tanto mal nos querem e nos fazem todos os dias.
    Concordo quando falas na questão dos festejos que se fazem por empatar com o PSG e ia-me doer imenso caso tivéssemos empatado com os corruptos e no entanto muita gente ia fazer festa por não ter perdido. Temos que almejar mais.
    Sente-se algo diferente no Benfica, mas atribuo muito do que tem acontecido mais a Schmidt que a Rui Costa, assim como em 2009/10 atribuí mais a Jesus que a LFV a revolução que fez em termos de jogadores e mentalidade.
    E é uma questão de mentalidade, que era bom se este período conseguisse mudar. Temos de querer equipas com mais mentalidade. Nunca percebo como em tantos milhões de benfiquistas apregoados, os jornais são dominados por corruptos e lagartos e raramente se vê comentadores ou oposição de jeito. Cheira sempre a mais um querendo o poleiro. Depois E nem argumentar sabem.
    Estou farto de se publicitar que somos os maiores, quando o orgulho e ambição correcta deveria ser sermos os melhores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. grande comentário. Concordo em absoluto. É inadmissível qualquer possibilidade de alienar valor do SLB. Quem o pensar na estrutura, é para meter porta fora. É o Benfica. Vejo os gajos do Ajax, jogam sempre de igual para igual seja com quem for. O SLB era assim, foi assim que o SLB se agigantou. Personalidade e carisma. Mas que dizer num país em que um jogador de futebol é eleito herói nacional...

      Eliminar
  3. Sem duvida que só podem estar em cargos dirigentes Benfiquistas e não pessoas de outros clubes que se fazem sócios oara lá estar ,ser Benfiquista é algo que se sente ,não se compra ou vende na mercearia, é ver o dono palheiro que procurou
    a todo o custo que os sócios fossem tratados por clientes nos serviços do clube .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares