Por quem e para onde corre Mauro?

 

Desde logo tenho de declarar que o que se visa neste texto, não é um assassinato de carácter, levantar suspeitas ou sequer exprimir antipatia pelo Mauro.

Considero-o um dos mais inteligentes comentadores no me(r)diatismo nacional, e opto por acreditar no seu Benfiquismo militante.


No entanto sempre me causou perplexidade o facto de o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa, referir-se demasiado facilmente ao Mauro, ele que ao longo dos anos sempre escolheu meticulosamente com quem se metia e a quem dava palco, porque goste-se ou não, o maior dos dois méritos do senhor Jorge Nuno, é a gestão da sua imagem pública, o outro grande mérito está na capacidade de viajar para Vigo a qualquer altura.


As críticas que fez a Mauro, evocando a entidade patronal, e o trocadilho racista com o nome, apesar de torpes, são demasiado soft para o que o senhor Jorge Nuno já nos habituou.

Relembro que o cavalheiro em questão, o senhor Jorge Nuno, já mostrou no passado como trata aqueles que REALMENTE considera inimigos da sua parda influência desportiva e social.

E não é como trata, ainda assim o Mauro.


Eu diria até que a sua segunda referência a Mauro é mais anedótica que incisiva, e que por isso o que ele visa não é propriamente ferir com o conteúdo, mas repetir a forma.

Porque interessa a Pinto da Costa elevar o estatuto mediático de Mauro, na palhaçada dos media?


Li em alguns blogues e ouvi alguns comentadores (salvo erro  Otávio e Jorge Amaral) a referirem-se a Mauro como futuro candidato a Presidente do SLB.

Desconheço se isso esteve alguma vez nas cogitações de Mauro.


Mauro é um político, ambicioso dentro do aparelho do PSD.

Isto não é nada de novo, já no passado tivemos nos paineis dos paineleiros, o Seara, Rui Gomes da Silva, o Telmo, o Cérvan, e ultimamente o André Ventura.


Apenas André Ventura e Mauro, apareceram como estrelas ascendentes, pois os outros que referi, já tinham carreira política, com destaque para Rui Gomes da Silva, que foi até membro de um governo.


Uma lebre que viso levantar, é esta de os aspirantes a visibilidade política utilizarem as fileiras do frutabol, e em particular do NOSSO BENFICA, para ascender na hierarquia.


Criticamos o Enzo por este dizer que está de passagem, mas depois damos palmadinhas nas costas dos que fazem uns floreados inconsequentes (ao Mauro não perdoo ter oferecido um stick de hóquei em patins da equipa do GLORIOSO ao Aníbal), que visam utilizar o BENFICA como meio e não como fim.


Não digo que seja o caso do Mauro, mas que parece, parece.


Muitos embirraram com o Rui Gomes da Silva por ter feito parte da equipa do senhor do palheiro e depois ter saído. Muitos embirram, e com razão, pelas ligações do senhor do palheiro com o senhor Jorge Nuno.


Parece que se tem de começar a virar essas preocupações para vários factores relativos ao APARENTEMENTE inócuo ambiente do jornalixo e merdiatismo.


A promiscuidade entre política e frutabol é mais que óbvia, até nos nomes que acima citei. 

Temos um presidente da República, apreciador de VICHYssoise cujo maior mérito foi ter feito campanha eleitoral por mais de 8 anos, nos seus comentários alucinados numa canal de televisão.


Portanto será legítimo perguntar, porque escolhem os canais cofina, políticos, ex políticos e outros para os seus programas desportivos.


Por quem corre Mauro? Ventura correu por si mesmo, como podemos ver na Assembleia da República.

Usou o mediatismo granjeado para subir nas fileiras, e o BENFICA para subir nas audiências.


A lebre já tinha sido levantada pelo Novo Geração Benfica, (NGB) em post de 2021, entretanto apagado, tanto quanto me apercebi.



Não podemos criticar a promiscuidade nos outros, pela subversão de mão dada entre política e frutabol, e deixar que usem o SLB como escadote para ascensão social e mediática.


A ascensão do Mauro foi meteórica, de aparente desconhecido, a duplamente visado pelo senhor Jorge Nuno.

Em post de 3 de Janeiro de 2022, no NGB Mauro explica que:

«1. Quem é o Mauro Xavier e porque só agora o vemos no dia-a-dia do SL Benfica?


Casado, 2 filhos, somos todos benfiquistas. Sou o sócio nº 25768 do Sport Lisboa e Benfica, gestor de profissão e atualmente Diretor-Geral da Microsoft para a Europa Ocidental.


Porque é que só há coisa de ano, ano e meio, me veem ligado à vida pública do Benfica? Porque há um dia em que uma pessoa sente que tem de entrar em campo. Senti que tinha ideias que podiam ser úteis ao debate sobre o futuro do Benfica e, ao mesmo tempo, a experiência acumulada e a independência financeira (é a única maneira como acho que se deve estar nestas coisas).»


Admite ser um resultadista: 

«Já disse porque o fiz e repito-o: Vieira foi seis vezes a eleições, votei nele em duas. E a razão por que votei ou não votei foi sempre a mesma: resultados (e por resultados leia-se: sucesso desportivo).»


Admite ter alguma maleabilidade cervical:

«7. Vemos o Mauro de "peito aberto" perante os rivais (agressivos e preparados), por exemplo na CMTV. Qual a sua posição quanto às relações com o FC Porto? E com o Sporting CP?


A minha posição é: acima. Acho que o Benfica deve estar acima disso tudo. Eles são melhores no jogo da lama do que nós – não há hipótese. A guerra pela guerra, para mim, não faz sentido.


Com um rival não se almoça, empresta a nossa casa ou se abraça. A resposta deve ser dada sempre em campo. O cântico favorito dos nossos rivais, em qualquer jogo é anti-Benfica.


Há muito poucos temas em que nos podemos sentar à mesa de uma sala de reuniões: transmissões televisivas, quadros competitivos ou regulamentos e uma ou outra transferência.


Acho que o Benfica se deve preocupar com ele mesmo, com os seus resultados, com os seus atletas, com os seus sócios e adeptos.»


Apesar do que afirma, oferece um stick de hóquei a um dos maiores instigadores nos painéis dos paineleiros, um dos maiores defensores de Vieira, que por sua vez se afirma amigo do senhor Jorge Nuno.


Ou seja, Mauro tem um discurso para blogue ler, e um comportamento diferente na televisão.


Mauro é a favor da centralização, mas lá vai dizendo que o SLB tem de procurar ganhar mais revenue nos mercados externos, que como sabemos estão impacientes para pagar e ver a competitiva liga portoguesa.


Dirão os mais optimistas, que as referências do senhor Jorge Nuno a Mauro, apenas exprimem um desconforto que Mauro coloca nas caricatas situações em que o clube de Contumil se vê envolvido.


Que o Mauro prestou um grande favor ao Benfiquismo, por apresentar queixa contra Catão. Que encostou o senhor Jorge Nuno às cordas, com a descoberta da mediação de Nakajima, por um empresário ilegal.

PdC, quando se sente incomodado, solta a sua virulência.

Não alinha numa rasteirice facilmente desmontável.

A sério...a sério que acham que isto faz alguma mossa no clube que promove estas novelizações constantes enquanto age decisivamente nas questões de fundo?


Portanto considero que Mauro, ou está a ser usado, ou faz parte do esquema.


Não acredito como muitos, que o senhor Jorge Nuno está senil. 

Muito pelo contrário.


Tudo o que faz tem uma intenção, e promoveu Mauro, o que para Mauro devia ser preocupante, a não ser que faça parte de um objectivo que ainda não conseguimos ver.


Mauro quando chamado a responder, às mensagens de PdC, não conseguiu esconder uns esgares de contentamento. Talvez os seus 5 minutos de fama suprema elevado a interlocutor do Papa da Ribeira.


Esteve melhor na última, em que pediu para não voltar a ser mencionado.


Mas a questão mantém-se, por quem corre Mauro?


Caros BENFIQUISTAS, qualquer um de nós pode ter aspirações políticas. O que não podemos fazer é tornar o SLB como o instrumento de alguém.





Comentários

  1. Concordo com muito que escreves, mas isto é apenas um desfiar de ses e porques.

    Gosto do Mauro, mas já percebi que de futebol propriamente dito percebe pouco. Mas é alguém que defende o Benfica da forma que pensa ser a melhor, sem entrar nas lutas na lama.
    Eu também penso que é demasiado amigavel com anti-benfiquistas como o Jorge Amaral, e o Anibal, conivente num esquema de extorsão á Doyen.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  2. Se em tráfico de influências, existissem certezas, e contextos claros, viveríamos no mundo do doutor Pangloss. Todos os programas são lutas na lama. Ele move-se no universo cofina, e não morde na mão que o alimenta. Quase todos os comentadores, realço a excepção do Pinotes, são anti benfiquistas primários, uns mais, outros menos polidos. O exemplo da Rita Garcia Pereira, sob um discurso pausado e aparentemente pensado, esconde-se anti benfiquismo primário. O facto de Mauro se querer dar bem com toda a gente e ser a nova coqueluche de PdC, é algo que como o texto sugere, merece reflexão. VIva O GLORIOSO SLB.

    ResponderEliminar
  3. Não querendo colocar em causa as ponderações expostas no texto, que respeito pela preocupação de um Benfiquista legítimo, cabe aqui colocar a seguinte questão:
    Devemos avaliar o Benfiquismo de uma pessoa em função daquilo que o escroque cadavérico dasjantas vomita ou cospe?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Bom texto, boas interrogações. Não vi qualquer ataque ao Benfiquismo do Mauro. Apenas apreensão pela instrumentalização do velhadas de Vigo. Há não poucos anos atrás ninguém admitia duvidar do Benfiquismo do Vieira, especialmente quando deixou o velhadas ir filmar à Luz. SLBENFICA SEMPRE!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares