Uma caneca das Caldas para Rui Costa

 

Jogo com o Caldas.

1)      Percebe-se porque todas as equipas jogam contra o SLB, como se fosse o jogo da vida de cada jogador.

Porque é.

Nenhum dos lagartos, os que rastejam e os que voam, tem tal honra. Para o resto das equipas, a lagartada são meros adversários vitaminados.

O SLB é mítico.

 

 

2)      A qualidade de Grimaldo costuma vir ao de cimo nestes jogos contra equipas em que três jogadores apenas, são profissionais.

 

Os media falam do Grimaldo como se fosse o Messi dos defesas esquerdos, porque ataca bem.

Não só não é, como parece mais ser o Paredão da defesa, ou o Michael Thomas do meio-campo.

Bons jogadores, mas não para o SLB. Tal como Grimaldo.

 

3)      Florentino, tanto faz uma boa exibição, como comete erros tão estúpidos que quase se transmitem pelo ecrã para o espectador.

Florentino tem algo em comum com a ressaca, mata os neurónios dos espectadores, já que em campo, tem poucos dos seus para dispensar.

Não são apenas as perdas de bola estúpidas, por exemplo, hoje é amarelado por uma falta evitável, especialmente porque os dois centrais estavam no enfiamento do ataque do adversário.

 

4)      Não temos banco, não temos segundas linhas.  O plantel foi criminosamente mal planeado. Além de rebentarem, os jogadores têm diferentes níveis de qualidade, entre si. Não é, de todo, um plantel equilibrado. E vamos pagar por isso.

 

 

5)      Se eu ganhasse o Euromilhões, pagava metade do jackpot para saber o motivo pelo qual todas as equipas chamadas ‘pequenas’ têm deficit de reclamações com o árbitro, pressão do público, coeficiente de agressividade e competitividade com ambos os lagartos, para se transfigurarem com o SLB. Eu tenho uma teoria. Sabem que os protestos e pedidos funcionam melhor quando a equipa adversária veste de Vermelho e tem ‘Benfica’ no nome. Os 40 anos disto tornaram-se norma, e até equipas não profissionais sabem que compensa esta postura com o SLB.

 

6)      O Caldas vulgarizou o SLB dos 35 aos 45 minutos. Fora o mérito desta equipo, reforço o que já disse. Há uma falta gritante de qualidade no plantel do SLB. O SLB não vive apenas de maradonas, mas também de carregadores de piano. E os nossos são sofríveis, além de que temos carências em muitas posições. Por exemplo João Mário, é outro enigma. Bom jogador, sim senhor, mas para mim é inacreditável que seja titular. O João Mário que vi no zborden, era bom nas transições, e na reacção à perda da bola, apesar de nunca ter sido um jogador rápido. Já desde que chegou ao SLB, acho que se destaca pela posse de bola, que raramente perde, e esse destaque deve-se mais à baixa fasquia de qualidade dos nossos jogadores, nos últimos anos em que ficámos a isso habituados.  João Mário é para mim, uma versão inferior do Pizzi, irrita-me o jogo todo, e de volta e meia faz uma boa jogada. Só que os números de Pizzi…remetem JM para o banco estatístico. Schmidt joga com ele porque não tem outro.

 

7)      O Diogo Gonçalves é um daqueles jogadores seitan. Fora passes estúpidos e perdas de bola inexplicáveis, cai bem em todos os jogos, não se notando a sua presença em campo. Sou obrigado a concordar com JJ, no SLB só como defesa direito. Como extremo não. É preferível que brilhe quando jogar contra nós, que se apague connosco.

 

8)      A equipa do SLB é bipolar. Quando marca primeiro acha que tem o jogo ganho e reduz o esforço, alguns chamam a isto gerir o jogo, quando apanha um Caldas com mais vontade de ganhar, treme como varas verdes, com inseguranças inexplicáveis para o espectador, que indaga a razão da disparidade de vencimentos entre uma equipa e a outra.

 

9)      Aos 60 minutos o Caldas continua a jogar com a mesma frescura física com que começou o jogo. Ou os empregadores da equipa do Caldas deram férias aos empregados, ou os nutricionistas sofisticados do Seixal, podia vir aprender algo à tascas do  distrito de Leiria. É que os jogadores do Caldas recebem uma bifana e um Sumol no final do jogo.

 

10 1)Já várias vezes dissemos aqui que os jogadores do SLB são demasiado apaparicados, amaricados e acomodados. O Caldas quis ganhar o jogo, e a verdade é esta.

 

  Nos últimos 10 minutos foi chuveirinho inconsequente. Relembro que os defesas do Caldas não passam do 1.83m. De há anos a esta parte, as nossas equipas fazem a mesma treta, passam o jogo a circular bola, chamar o adversário e outras tretas, quando o jogo está a terminar é que se lembram de aumentar a intensidade. A maior parte das vezes é tarde demais. Parece que se esqueceu o significado da expressão «15 minutos à BENFICA».

 

12)   António Silva cometeu dois erros nos dois últimos jogos? Quantos cometeu Rúben Dias? O problema está aqui, erros fazem parte do processo de aprendizagem. Quando os jogadores aprendem, raramente repetem depois. Quando acumulam esse saber, são vendidos. Fica o SLB com o dinheiro da venda, mas TAMBÉM com o prejuízo desportivo dessa aprendizagem. Por isso os jogadores da formação têm de perceber que só saem, depois de renderem desportivamente. A não ser que as bananas consigam aprender com os senhores dos palheiros.

 

13)   O maior problema da equipa este ano, é claramente a falta de qualidade no ataque. Rodrigo Pinho não é jogador para o SLB. Musa marcou um grande golo, mas falhou mais de 5. O Draxler, internacional alemão, for a um ou outro apontamento, faz indagar qualquer boa-fé de adepto. A maior parte das jogadas de perigo do SLB vem das transições, com Rafa à cabeça. Sem Rafa, não temos extremos (Neres é de engate) nem pinheiros na área. Temos avançados móveis facilmente anulados por defesas minimamente inteligentes. Diz-se que avançados bons são caros, e nós temos vendido todos os que marcam golos de forma consistente. Olho para Gonçalo Ramos e sinto saudades de Seferovic. Eu sei que é doentio, mas é verdade. Os adeptos dizem que no futebol moderno, as equipas que defendem com autocarro colocam dificuldades acrescidas ao atacante. Indago se isto é um problema exclusive do SLB, é que vejo outras equipas a ter a capacidade de marcar mesmo assim.

 

14)   Há muito a aprender com este jogo. Percebem agora porque a comunicação social gere a histeria em torno da equipa? Das vitórias tácticas, dos recordes de Erickson, da qualidade pornográfica do plantel, das cuecas do António Silva, da excelente forma de João Mário, do buldogue francês do Rafa… Toda a comunicação social é lesta a contribuir para o aumento dos níveis de cagança no SLB. Fazem isto há anos e caímos sempre.  O Caldas merece passar. Quiseram mais. Enquanto tivermos jogadores como Chiquinho, Diogo Gonçalves, Rodrigo Pinho e outros, andamos a brincar ao futebol. Relembro que a Taça de Portugal não é um objective menor, que não os existem no SLB. O GLORIOSO sai humilhado deste jogo. O adepto Benfiquista comum, tem a sua parte de responsabilidade. Eu incluído, que ainda pago para ver esta merda.


Comentários

  1. Excelente post. Tocas com o dedo na (s) ferida (s). Para mim, ganhar ao Caldas nos penáltis é uma derrota. Acho que Schmidt não escalou bem a equipa titular, e depois foi fazendo substituições atabalhoadas. Não temos um ou dois avançados que sejam concretizadores a sério - isto é, que pelo menos marquem 2 golos em 3 oportunidades que tenham. Fazemos um jogo enrolado quando "apanhamos" equipas que dão tudo contra nós, que ganham as bolas e as segundas bolas todas. A certa altura do jogo, foi isso que se viu. Contra o Vitória foi igual. Isto é, equipas que jogam contra nós como se fosse o jogo da vida delas e os nossos jogadores que não parecem perceber isso e quase se encolhem. Enzo foi dos poucos que jogou nos limites, como todos deveriam fazer. A falta de qualidade de muitos dos nossos jogadores que estão no banco e hoje entraram é assustadora. Até o Braga os despachou (Chiquinho). Tens também muita razão no que dizes relativamente à forma manhosa como a Comunicação Social vai embalando os jogadores do Benfica e os seus adeptos. A estratégia já tem barbas mas cai-se sempre nela. O nosso plantel é extremamente desequilibrado, e só espero que não tenhamos mais azares com lesões em jogadores importantes, porque as alternativas são quase zero. Não percebo o porquê da ausência do Henrique Araújo num jogo destes. Mas se, como dizes, aprendermos o muito que há para aprender com este jogo já não seria mau de todo. Parabéns pelo excelente post. E isto:

    "Nenhum dos lagartos, os que rastejam e os que voam, tem tal honra. Para o resto das equipas, a lagartada são meros adversários vitaminados.

    O SLB é mítico."

    Está muito bem visto :)

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi notório que o SLB quebrou psicologicamente quando percebeu que os outros queriam mais ganhar. Talvez com Otamendi em campo, não quebrasse tanto, pois é o único que pode servir como referência. Esta é uma fragilidade que os adversários vão explorar, especialmente o próximo, que sempre fez disso a sua força. Gostava de acreditar que os erros de Schmidt é para esfregar na cara de Rui Costa e da estrutura, que não foram estes os jogadores que ele pediu. Mas nem isso me reconforta.

      Eliminar
  2. Texto duro e bastante crítico com o qual concordo quase na íntegra. Hoje foi mau demais, e quanto a mim começou curiosamente no treinador. Entendo quando referiu as 3 taças em 25 anos, mas quase que teve um efeito ricochete. Dos 22 anos em que falhámos na taça, salvo erro só uma vez fomos eliminados por uma equipa dois ou mais escalões abaixo. Roger Schmidt esteve perto de fazer História... pela negativa. Que nos e lhe ou lhes sirva de lição, tal como diz o texto, contra o Benfica todos dão tudo.

    E sim, a construção do plantel é pela n-ésima vez uma quase sabotagem. Eu não acredito que o Rui Costa não saiba que o nosso plantel é sofrível. A jogarmos a este nível nos jogos internos, cheira-me que vamos ter uma reedição do Koeman 2005/06, só preparava verdadeiramente a equipa para os jogos na Europa e contra os porcos. Mas pelo que vimos hoje, provavelmente nem isso (derrotar os porcos) vamos conseguir.

    Um jogo para reflectir. Nada estava ganho até hoje, e (felizmente) nada ficou perdido hoje... mas pusemo-nos a jeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Caldas é uma equipa que está mais próxima de Lisboa que do Porto. Teoricamente deveria ser no mínimo, 'neutra'. Vi uns marmanjos na emissão a insultarem o Musa e a mostrar o dedo do meio, aquando do nosso golo. Aposto que contra clubes previamente condenados por corrupção desportiva, seriam mais comedidos, estes 'adeptos'. A estratégia dos 40 anos disto está a resultar, com a interiorização de ódio ao SLB, com a completa conivência dos dirigentes do Glorioso.É cada vez mais normal odiar o SLB. Internamente não vejo a máquina avassaladora que os jornais relatam. Não ajuda nada as lacunas que temos no ataque. E o senhor do palheiro à espreita do menor deslize.Não como águia, mas como abutre.

      Eliminar
  3. Mais um excelente texto com o qual concordo inteiramente.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. A mim faz-me confusão como é que na 'estrutura' ninguém perceba que jogar à bola bem, não é tudo.A mesma coisa com uma banda de música. Nem sempre os músicos mais virtuosos compõem a melhor banda. A soma das personalidades conta muito. O Miguéns já falou disto, sobre como o contumil contrata de acordo com determinado perfil psicológico, moldável e influenciável, para programarem com a treta do nós contra todos e Lisboa é o papão. No SLB, que sempre contratou, pelo menos até aos anos 90, jogadores com personalidade, veio desde então a esta parte, a contratar malta, que tanto lhes dá estar aqui como no Anderlecht, desde que o ordenado seja o mesmo. As excepções notam-se logo, exemplo de Otamendi, Samaris, etc. Este tipo de jogadores é fulcral e deve haver mais que um por equipa. Relembro Veloso, Paneira, Schwartz, e outros, que na mesma equipa, quando as coisas corriam mal, havia sempre um a elevar a fasquia para os outros. O que vimos com o Caldas, foi uma verdadeira quebra psicológica, sem referências em campo. Ainda recentemente se tinha a ideia de que os do Seixal por terem muito tempo de SLB, serviam logo para capitão. O caso do Rúben.Querem saber porque temos perdido com o contumil? Porque estamos 10 anos atrás na perfilação psicológica dos jogadores. Que dispensa ser igual à deles, mas tem de existir.

    ResponderEliminar
  5. Excelente comentário...

    Só acrescento: o plantel não foi mal planeado... não foi planeado... Na pré-época tivemos o Roger num braço de ferro com a direção para dispensar quem não contava e arranjar jogadores com as características que ele pretendia. Tivemos sorte que o River foi eliminado cedo e que o Florentino cá andava... de resto... andavam a forçar todos ao treinador mas felizmente ele rejeitou-os todos.

    Só isto é mau, péssimo... de mau gosto... de uma incompetência atroz... o que quiseres chamar... não devia acontecer.

    Mas... a época passada a toalha foi atirada em dezembro com 3 competições a disputar... veio um treinador interino porque o treinador principal estava identificado e não iria chegar até ao final da época... O que torna algo muito mau em algo inacreditavelmente amador... enfim.

    O Caldas, como todas as equipas, veio com tudo contra o Benfica. Se dou os parabéns pela falta de anti-jogo (a mostrar porque é que se criticam tanto os clubes pequenos na primeira divisão) é difícil acreditar que aquela forma física é natural... faz lembrar uma equipa lá de cima que corre como nunca em certos jogos e depois nos jogos a seguir não pode com o rabo. Por falar nisto, alguém já exigiu controlos anti-doping para antes, durante e depois do jogo de sexta ou vamos continuar a ser anjinhos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos 60 minutos estavam a correr como no início do jogo. Nem com o SLB a bascular e a fazer oscilar de um lado para o outro, se cansavam. Há uma imagem do Enzo, com olhar desesperado, que mostra o espanto sobre a equipa de amadores que se bateu tão bem.Aos 100, corriam como aos 60.

      Eliminar
  6. Concordo o Grimaldo não é defesa esquerdo não é nada e espero que não renove ,o clube tem de ir acabando os com os jogadores que
    nada acrescentam e ir ao mercado cirurgimente é a única forma de um Benfica europeu .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares