Gaslighting à moda do Porto, cataplana de lavagem cerebral à moda do Lumiar

 

«Gaslighting is a form of psychological manipulation in which the abuser attempts to sow self-doubt and confusion in their victim's mind. Typically, gaslighters are seeking to gain power and control over the other person, by distorting reality and forcing them to question their own judgment and intuition.»


«Gaslighting ou gas-lighting é uma forma de abuso psicológico na qual informações são distorcidas, selectivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.»

I

Aquilo que mais gostaríamos de ouvir de adeptos de futebol do clube da fruta, seria uma confissão de culpa, de terem apoiado e apoiarem, a viciação do mérito desportivo a troco de vitórias decorrentes dessa mesma viciação.

Creio que aquilo que os adeptos bem-formados e intencionados do tal clube, a única coisa que querem é o reconhecimento da grandeza do seu clube, da superioridade do quer que seja que os leva a gostar de tal agremiação. Seja por supostamente representar a sua região ou terra, seja por representar uma ideologia racista que afirma a superioridade racial das gentes do Norte, em relação às gentes do Sul, ou ainda, por representar um alegado centralismo em contraposição ao qual, a oxitocina flui livremente originando sentimentos de indignação, revolta, superioridade moral. O futebol, desporto de paixões, segundo dizem, não passa de manipulação em larga escala dos nossos instintos e estruturas biológicas mais básicas.

O adepto médio, portanto, não consegue ver a vitória com trapaça, senão como a confirmação da sua crença de origem, sobre a maior capacidade e qualidade do seu clube sobre os demais.

Mais, troca-la , (essa objectividade), pela contínua dose de oxitocina, que o faz sentir emoções, e por isso vivo, numa intrincada estrutura comum a todos os mamíferos desta biosfera.

O bicho humano é um bicho emocional, e o adepto de futebol em particular é um drogado que parasita o futebol para se sentir vivo.

O problema do gaslighting, ou seja, de convencer os outros por força ou ardil retórico, de que aquilo que vêem, leram, tentam entender, é errado, descontextualizado e até enviesado. É passar para o outro, uma culpa tóxica por ser quem é. Porque controlando as narrativas, controlam-se os desfechos e as pessoas. Controla-se o presente, como Orwell mostrou perfeitamente.


Boa parte do gaslighting clubístico, oscila na negação do impacto, negação da concretização, ou na reciprocidade: 

1) Todos os grandes o fazem, corrompem, ergo se 'nós' fizermos, apenas somos mais competentes no que é habitual;

2) Não, o Apito Dourado foi revertido, nada foi provado, em Lisboa é que perderam o controlo e por isso insinuam corrupção;

3) Vale e Azevedo foi preso, PdC nunca, portanto é inocente, Vieira, apito vermelho, toupeiras, ciao mala, etc., ou seja, volta ao ponto 1, todos o fazem.

A postura à FCP, extra agressiva e motivada, ela mesma decorrente de uma lavagem cerebral aos jogadores por via do ódio nós-eles, provocou nos anos 80 e 90, uma espécie de estado de choque nos adversários, quantas vezes não vimos nestes relvados, as outras equipas sucumbir perante uma maior vontade de ganhar, impunidade, e (muito sinceramente) ódio, das equipas do FCP, motivadas pelo tal discurso racista e divisionista? Nunca mais me esqueço de um Vitória de Setúbal- FCP, no Bonfim, onde ao primeiro golo os jogadores do Vitória olharam para o chão, rebentados e desanimados com a avalanche portista. O truque não é novo, este de motivar homens. Mas relembro o estado de choque na reacção a esta postura hiper agressiva, perdão, proactiva, de equipas a quem a arbitragem nada fazia.

Os sucessos desportivos vinham confirmar que algo estava a ser bem feito, o FCP ganhou como nunca, portanto, ao clube mais forte é dada a protecção do mérito, que sabemos hoje, ser muito mais reduzido que o exibido dentro do campo.

Um exemplo claro. Eu vi jogadores do FCP a correr atrás de árbitros nos anos 80 e 90, com total impunidade. Lembro-me de perguntar, porque não são estes gajos expulsos. Era óbvio que rodeavam o árbitro para que este não os expulsasse a todos. Tal não sucedia com outros clubes. Lembro o Jorge Costa fazer uma gravata a João Pinto no meio campo, e desculpabilizar-se com a jogada anterior não assinalada. Vitor Baía defender fora da área, golos atrás de golos anulados ao SLB, em especial um do Amaral, por fora de jogo em jogada que começa antes do meio campo.

Foram anos de total parcialidade, e choque para os adeptos de futebol, excepto para os portistas.Que viam, e continuam a ver, apenas mérito na acção do seu clube.

Entre todas as intenções e variações, a conspurcação do ideal desportivo, é efectuada em diferentes graus de variação.

 A negação de qualquer verdade negativa em relação ao seu clube, provoca nos outros, em especial nos Benfiquistas, o efeito de gaslighting, isto é, o processo continuado de duvidar das capacidades de apreensão e interpretação da realidade.

O efeito mais nefasto da corrupção impune, é esse mesmo, o de os lesados interiorizarem que a ‘culpa’ do insucesso é sua e não dos corruptores.

Sim, admito que todos os grandes são favorecidos, em relação aos clubes de menor dimensão. 

Mas ninguém pode negar, creio, que entre os 3 grandes, SCP e FCP são campeões do favorecimento.

Não digo com isto que a virtude mora só de um lado. Que no FCP só existem Daltons e no SLB, Lucky Lukes. Existem cabrões de lado a lado. Mas só no SLB encontramos pessoas que se dissociam das vitórias do Clube quando acham que as mesmas são no mínimo, manchadas pela dúvida. Fui crítico de LFV, quando todos iam celebrar ao Marquês. Não porque achasse que promovia directamente a corrupção desportiva, mas porque apoiava e era amigo de quem a fazia. E acima de tudo, porque corrompia o Clube. COMO RECENTEMENTE COMPROVOU!

Chamaram-me de tudo, insinuaram que nada percebia de futebol moderno.

Em alguns blogues, os que o fizeram na altura, são agora detractores assumidos do que outrora defendiam.

Quantos blogues portistas, analisam a forma de operar do seu clube e do seu presidente?

Nenhum. Todos se associam às vitórias, independentemente da forma como são obtidas.

E aqui está a diferença. Uma de muitas.

Durante anos, no SLB, interiorizámos essa culpa face à avalanche anímica e de sucesso, do clube do Calor da Noite. Com a conivência das instituições corruptas do desporto, permanecemos em choque, face ao favorecimento de e para Jorge Nuno Pinto da Costa. O engrandecimento de um FCP corrupto, mirrou de tamanho o Benfiquismo.

O FCP de Pinto da Costa, é não só um promotor de anti Benfiquismo, como da própria República.

 O problema do FCP de Pinto da Costa, não é Pinto da Costa, são os portistas. que acreditam em fadas, que acreditam que as vitórias apenas decorrem de mérito desportivo.


40 anos depois, já alguns abrem a pestana. Rúben Amorim é um deles. Ou acham que a agressividade do SCP não decorre da experiência nos relvados do seu treinador?

Rúben passou anos a ver o Bruno Alves a rivalizar com a classe imune a sanções, de Pepe.

Sabe perfeitamente que a única forma de ganhar é mimetizar a postura aguerrida dos de Contumil.

Não raramente esses jogos onde se encontram, descambam em confusão para gáudio dos media.

Nas roulottes  em torno da Luz nos dias de jogos, invariavelmente ouço o mesmo argumento, pá se jogamos igual a eles nunca terminamos com 11.

E assim vamos continuando reféns desta situação. O porco arrasta-te para o chiqueiro onde reina e é senhor.

Acho graça os zbordinguistas tecerem loas a Amorim, que mais do que ser o seu treinador, é um ex jogador do SLB que sentiu na pele o favorecimento do clube do regime. 

Para o zbordinguista, se o FCP ganhar não é drama, desde que o SLB não ganhe. Há 40 anos andam a ser comidos por parvos úteis, mas gostam e nenhuma pena tenho deles. O Varandas ainda recentemente levou 70 dias de castigo, por 'ofender' com a verdade. O mesmo Varandas que é anti benfiquista primário.

Aliás, a menoridade do SCP é tão maior quanto pensarmos, que mesmo sendo favorecido financeiramente pelos bancos, por via das VMOCS que todos pagamos, e nos media, e nas estruturas do desporto, está apenas um pouco acima do Braga, longe do clube que morreu com a chegada de José Roquette. 

De comido pelo sistema, o SCP tornou-se a conivente e parte do sistema, a reunião no Altis apenas o reconfirmou.

Como dizia o grunho do Bush filho: «-Make no mistake about it.» - SCP e FCP são duas faces da mesma moeda, e para mim, bebo uma garrafa de Pêra Manca quando ambos forem parar às distritais.

Não odeio sportinguistas e portistas, mas se apoiam as vitórias, e são ceguinhos para os meios utilizados nas mesmas, são parte do problema. Por muito que o senhor do palheiro diga que precisamos dos outros para isto ser rentável.

II

Os lagartos Vítor Serpa e José Manuel Freitas, são exemplos perfeitos da cumplicidade do zborden no estado actual de coisas.

Estes decanos senadores do pseudo jornalismo são engraçados.

Perante a visualização das imagens de Pepe a dar com o calcanhar na cara de Morita, o fatboy Freitas diz que não acredita que Pepe tenha tido intenção de acertar no adversário.

O Pepe. Que as imagens mostram olhando na direcção do seu calcanhar.

Já o Vítor Serpa,  faz-se de anjo: 

«Poderia ter o FC Porto, o seu presidente e toda a sua estrutura coriácea, o privilégio de uma justiça especial, feita à medida das suas conveniências e particularmente condescendente?E, nesse caso, quem se envolveria em tamanha trapaça? A polícia? Investigadores? Agentes judiciários? Tribunais de alta instância? Não cremos. Seria de tal forma escandaloso e inaceitável numa democracia euro-ocidental, que nunca seria consentido.»

Vítor Serpa dixit.

Estes drones do estado de excepção que é o futebol, dentro do próprio estado, baseiam a sua mundividência em 'fezadas', em crenças. 

O cínico do Serpa, tenta apresentar um leque tão variado quanto possível dos poderes e actores envolvidos, que numa questão de probabilidade parece conseguir desmontar a ideia de corrupção generalizada.

Épá, é tanta gente que é improvável. Não, não é. A fuga para Vigo saiu de dentro da PJ do Porto, o guarda Abel de dentro da PSP do comando metropolitano portuense, e a classe dos magistrados é presença assídua no Dragão. Veja-se até que foi um tribunal de Aveiro que mandou destruir as escutas do Apito Dourado, que começou como processo de corrupção ao mais alto nível, para terminar em lenocínio ou incentivo à prostituição.

O regionalismo da sociedade portuense afecta ao FCP, desde sempre o protegeu, desde sempre esteve bem ligada aos corredores do poder desta farsa de república. Se o estado tem de proteger o SLB? Não, de todo.

Mas nem o FCP. Devem comer pela mesma medida, mas não comem, porque tal como a Madeira ou os Açores, quando os decretos-lei não agradam, ai que a gente pede a independência. Ou Lisboa está-me a afogar. A nossa república está refém destes micro poderes, dínamos de corrupção.

O Serpa tem idade para saber que as democracias euro-ocidentais, são tão corruptas como outras democracias, a menos que seja eurocêntrico. Ou acredite em fadas. 

Eu conheço pessoalmente agentes da PSP, com afinidades clubísticas, mais cegos que muitos elementos de claques Ultra. Não me choca que a senhora Madureira agrida verbalmente alguém nas imediações do Dragão e receba palmadinhas nas costas da PSP no local. Ou que um adepto benfiquista seja espancado e à família, em Guimarães, e o oficial responsável, não tenha ido preso. Ou que um repórter de imagem seja agredido em frente ao senhor Pinto da Costa, e a GNR no local, tenha tido um cisco no olho face à situação. 

Ou que os super dragões tenham invadido tribunais. Nada disto me admira, mas é improvável para o senhor Serpa.

Estes drones travestidos de senadores, são tão responsáveis por esta liga periférica e moribunda, como Pinto da Costa ou os adeptos do SCP e do FCP, movidos a ódio.

A acção da corrupção é mais vasta do que pagar favores horizontais a árbitros. A face mais negra do futebol, é a corrupção expressa que leva o cidadão comum a saber mas não murmurar, que acima do Mondego manda a justiça que o senhor Jorge Nuno decidir. PJ, PSP, tribunais do Porto, não são passíveis de credibilidade, ponto.

Se um terço do país está condicionado por causa de uma rede de interesses, quem pode lucidamente sustentar que vivemos num estado de direito?

Quem?

III


O Benfica não pode contar com Sportinguistas e Portistas, para limpar o lodo.

Basta ver a final das miúdas, ontem, com o zborden.

Roubo escandaloso, que já nem ofende, apenas faz rir.

Já não chegava a imparcialidade que passámos ao anti benfiquismo primário.

Não existem directores benfiquistas nas instituições desportivas, quase não existem treinadores alguma vez ligados ao SLB na primeira divisão, e nos programas dos mérdia, são sempre escolhidos a dedo os comentadores afectos, quanto mais mansos, melhor.


Em boa parte o senhor do palheiro é responsável por isto.

Eu fartei-me, há 20 anos.

Se o senhor Rui Costa continua a não fazer aquilo para que foi eleito, não serve.

O SLB tem já de vedar as suas instalações a quaisquer eventos desportivos.

Enquanto não nos tratarem por igual, aluguem outro bombo para a festa.

Ah mas depois perdem a utilidade desportiva. Não segue nem mais um atleta para qualquer selecção nacional.

Corte de relações com todos os clubes da 1a Liga.

Exigir dissolução da Liga, FPF e demais órgãos. 

Refundar tudo de novo. Não porque não ganhamos há 3 anos. Não. Mas porque está corroído o desporto em PT.

Cortar com tudo, reformular tudo, exigir transparência e igualdade de tratamento.

Se os dirigentes mostrarem que defendem o clube vão até às últimas consequências.

Os sócios lá estarão, cortando estradas, manifestando onde for para manifestar. Se a PSP de Lisboa decidir desimpedir à força as vias de circulação, os adeptos e sócios que retribuam como a PSP do Porto fez para retirar os adeptos benfiquistas dos Aliados no último campeonato que ganhámos. 


Não é desobediência à autoridade, mas protesto contra um sistema corrupto que vai além da bola.

E expor sempre estes sonsos dos mérdia, anti Benfica e pró corrupção.


Rui Costa, defende o Benfica, se ainda tiveres coluna vertebral.

Ou dá lugar a outro que o faça. Os sócios estarão com ele para mudar isto.


Quer ganhemos jogos ou não. 

Comentários

  1. Nem mais.

    Rui Costa ou é presidente ou demite-se... é que ninguém defende o Benfica e os Benfiquistas deste ódio e discriminação que existe face a tudo o que é Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Rui Costa não tem personalidade. Vi-o no camarote, sentado ao lado e em amena cavaqueira com o Major das Batatas, parte integrante do que foi o período que conduziu ao Apito Dourado. Um dos responsáveis pela despromoção do Boavista, por corrupção desportiva. Ficamos a saber e os abraços e beijinhos a Pinto da Costa, são consequência amnésica...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares