A culpa não é de Grimaldo, a culpa é de quem o mantém


 

Grimaldo - chega na época 2015/2016. (disclaimer, não tenho nenhum ódio de estimação a Grimaldo ou a Weigl. Os jogadores não pediram para ser contratados. Tenho é acicatada discordância com a estrutura que os mantém e que percebe menos de futebol do que eu, que não percebo nada. )


Ponto 1


Antes dele, a defesa esquerdo tínhamos ou Eliseu, ou Sílvio.

Ora, o universo Benfiquista, tantas vezes tomou Eliseu como um patinho feio, sem capacidade para o SLB.

O universo Benfiquista sempre foi assim, dividido no apreço entre os engraçados e os caídos em graça.

E Grimaldo caiu em cheio na graça da massa adepta, imune aos erros que ele comete, jogo após jogo, ano após ano.

Tornou-se mesmo numa figura icónica sem que nada que o justifique.

É pelo seu lado que a esmagadora dos treinadores adversários opta por atacar, e é pelo seu lado que a maior parte dos golos sofridos surgem.

Já queimou, assim mais recentemente, Franco Cervi, Cebolinha, Ferro. 

Está a queimar Morato (que não precisa de tal ajuda para o fazer), queimou Verthongen várias vezes, e irá queimar quem meterem na sua proximidade.

Por isso digo que é um fetiche dos adeptos, inebriados pelo provinciano facto de ter vindo do Barcelona.

Fetiche que nem a rasura de convocatória última, se desfez. Continua a ser inatacável e insubstituível, o que é puramente incompreensível para a qualidade que demonstra.

Grimaldo não é rápido, não é intenso, não é forte fisicamente.

É mediano nas bolas paradas (bom para quem ultimamente se habituou a baixos critérios de avaliação), mediano no ataque (não é um Nélson Semedo como tivemos à direita, ou um Léo). 

Não é nem extremo, nem defesa. Grimaldo joga a defesa esquerdo, porque de outra forma não jogaria em mais nenhuma posição. Relembro que JJ já o tinha metido uma vez a ala, por não saber o que fazer com ele. Se bem me lembro, com o Nuno Tavares atrás, mas de memória não tenho a certeza.


Relembro que queimou Cervi e Cebolinha. Estes jogadores nunca puderam demonstrar o seu potencial, por causa de terem de estar mais preocupados com o auxílio ao rei espanhol, que sobe a cavalo (manco), mas que depois compensa de burro (tetraplégico). 

Estes dois extremos, fracos a defender, foram obrigados a defender e estar constantemente de sobreaviso, por causa das lacunas de Grimaldo.

Alguém sabe quanto se perdeu nos dois negócios que envolveram estes jogadores?

Quem defender que o lateral é mau a defender, mas que compensa a atacar, que responda.


A sorte de Grimaldo foi que estes jogadores vieram com a ideia de que o futebol europeu é mais defensivo, e portanto não levantaram ondas. Não estranharem ter de compensar de forma constante o lateral.

Prova? Muito simples, vejam do outro lado como se comportam Bah e Gilberto.

O extremo acompanhar e compensar no momento defensivo é normal. Fazê-lo constantemente porque o lateral ainda não transpôs a linha de meio campo a trote, é outra.

Mas analisemos a sua suposta superioridade técnica.


A verde, Eliseu e a azul (!) Grimaldo.

Mas olhemos de novo.

De facto, o gráfico pode indiciar mais oportunidades criadas porque se envolve mais no ataque.
Salvo erro, Eliseu tinha maioritariamente, Gaitán à sua frente. Gaitán auxiliava a defender, não estava constantemente a fazê-lo, e assim podia deslumbrar com o seu futebol.

Cervi e Cebolinha não.
Por exemplo, Cervi, em 33 jogos na La Liga, tem 4 golos. Quase 50% dos marcados na 'nossa' liga da treta, em 113 jogos. Em assistências idem, em 1/3 dos jogos, ou até mesmo 1/4, tem muito mais rendimento.

Portanto pelos gráficos acima, e a exemplo do seu camarada de talento, Weigl, é notório que Grimaldo é um jogador demasiado caro para o seu rendimento, se até Eliseu, sim o tal da lambreta, se aproxima do hipersónico rasurador de convocatórias.

Se podemos ver isto, Rui Costa, DSO, e outros, vêem o quê? Porque é que ainda não o fizeram jogador livre e convidaram a ir à sua vida?

Ponto 2

Grimaldo , além de ser um bom observador de todo o tipo de actividades futebolísticas dos oponentes, faz SEMPRE o mesmo.

Grimaldo é mais previsível que relógio suíço com movimento Tourbillon. 

Infelizmente para o SLB, sem a mesma tradução de valor monetário para futebolístico.

Dirá o adepto de Grimaldo, ah, o futebol moderno exige que ele corra para o centro, para fechar o meio, e o extremo fecha na lateral.

Grimaldo invariavelmente é passado a ferro porque não tem o físico ou a garra para não o ser, ou vai a passo e fica a cobrir com os olhos, que é aliás uma táctica adoptada por muitos jogadores de há uns anos a esta parte.

Grimaldo não pressiona. O ala, o outro defesa, fazem o que querem com Grimaldo à frente.

Repare-se nesta jogada, que até Vertonghen, conhecido no mundo inteiro pela sua estonteante velocidade, corre mais rápido à bola que Gri.


Os sprints mais rápidos do Grimaldo, são sempre os mais lentos dos adversários.


Grimaldo desconhece o conceito de antecipação ao atacante, é no entanto um jogador optimista, pois crê sempre que a bola nunca vai para o local mais perigoso, em relação à baliza do SLB.

Grimaldo vai lá, não para impedir o remate, mas para que se veja que ele vai lá. É uma sorte quando é fora-de-jogo, que nunca sabemos se é marcado ou não, mas que para Grimaldo justifica não fazer tudo em seu poder para evitar o remate do Paulinho.


Grimaldo é um pacifista. Não gosta de chatices. Correr não é para ele, pois sabe que não tem velocidade. Ou vontade. Ou inteligência futebolística...veja-se, flecte sempre, automaticamente como relógio suíço, para dentro. Vai marcar um fantasma, ou uma sombra que pareceu ver, pois não tem ninguém à volta. Que vá lá o central, que se arrisca sempre, SEMPRE, a ficar mal na fotografia por causa da sofisticação táctica de Álex. Se tivéssemos centrais igualmente preocupados com a imagem e este sentido de fugir das confusões por motivos estéticos, estaríamos este ano, na 2a Liga.


 Depois de ninguém conseguir tirar a bola da entrada da área, a mesma pinga para os lados de Gri.

O jogador do seu lado contudo, faz algo que Grimaldo achava que não era permitido em futebol, centra para a entrada da área.

Por isso fica Grimaldo a proteger no meio, sem jogadores perto, mas ainda assim limpa-se da leitura da jogada, mostrando os seus dotes acrobáticos e de elasticidade, tentando impedir o centro, que podia ter impossibilitado se fosse pressionar o adversário em vez de ficar no meio a fazer companhia ao colega.


Aliás, este espanto com a capacidade dos adversários recorrerem a técnicas proibidas, como centrar, ou passar a bola a companheiros melhor posicionados, é o que faz com que, injustamente, Grimaldo seja incapaz de parar uma jogada adversária junto às linhas, e mesmo longe delas. Optimista, como referimos anteriormente, basta-lhe desejar que nada de mal aconteça, e se acontecer, não ficar mal na foto, o que é difícil. Que não se pense que o adversário fez o que quis com Grimaldo, pois este, mentalmente, deu-lhe uma luta desgraçada. Por isso lhe deu a linha. Ou melhor não deu, foi levado para lá, pelo adversário, que pretendia era centrar para a entrada da área e assim ganhou ângulo. Apenas uma coisa torna difícil o trabalho de Grimaldo. Adversários mais rápidos do que ele com mediano controlo de bola. Tendo em conta que é lento, o adversário pode sempre jogar em antecipação, com a confiança de que dificilmente será parado se meter ou velocidade ou força, duas características raras no futebol europeu.


Para vegetariano, contabilizando as vezes que o vemos junto à relva, , Grimaldo possui a intensidade de um paquiderme muito rápido. 

O lateral moderno não tem que ser encorpado, mas rápido, dirão alguns. Grimaldo não é nem uma coisa, nem outra. 

Se tivesse mais 4 centímetros como Eliseu nos seus 1,75m, seria desperdício, apesar de eu ter dificuldades em lembrar-me de Eliseu a perder no corpo-a-corpo com adversários.

Mesmo com Marega.

Nesta jogada, duvido que Marega tenha percebido que Grimaldo estava perto. Alguns dirão que foi falta, outros que Marega sentiu de facto uma densidade anormal do ar, mas só pensou no golo que ia marcar.


Grimaldo disfarça contra algumas equipas de menor pendor atacante. Contra equipas com mais capacidade, revela toda a sua glória.

Como disse anteriormente, Ferro aliou uma temporada com menos confiança, a uma autêntica combustão por jogar no lado de Grimaldo.

Grimaldo está por cá há muito tempo e a vontade dele em cá continuar, deve ser a mesma que a minha e de alguns proprietários de boa visão, que não param de desejar algum descanso relativo em relação às alas, como a do lado direito. Bah, foi uma boa contratação. Ristic não sei.

Ferro, Cebolinha e Cervi, não foram responsabilidade exclusiva de Grimaldo, mas que ajudou imenso às suas fracas prestações, penso que ninguém duvida. 

E aqui está o busílis, o departamento de futebol não vê isto? Há que largar, nem que seja a custo zero, um jogador que desvaloriza outros activos.

O nosso departamento de futebol faz lembrar certos viciados em jogo, que não deixam de apostar num jackpot que nunca chega, acabando por perder mais dinheiro que aquele que esse suposto jackpot trará.


Detesto ter de olhar para os defeitos dos nossos jogadores, e fazer uma perseguição aos que considero serem os mais responsáveis pelas nossas derrotas.

Isto porque o aspecto financeiro se sobrepõe ao critério do sucesso desportivo. 

DSO nunca teve uma empresa tão grande para gerir, e isso dá-lhe pica. Mas o SLB não é uma empresa.

Nem DSO percebe de futebol. Concluo que nem Rui Costa. Rui Costa percebe de happenings sociais.


O Roger Schmidt, no jogo com o Newcastle, fez-me acreditar que estava a expor Grimaldo, colocando-lhe outro jogador muito intenso, João Mário, à frente.

É que Grimaldo passa pelos pingos da chuva se o extremo ajudar a disfarçar a vergonha que vai naquele flanco.

Cebolinha e Cervi tentaram e queimaram-se.

Alguns chamam-lhe compromisso com a equipa.

Todos sabemos que está ali um passador, incluindo os adversários.

Relembro que a baliza é ao centro e não à esquerda. E é a baliza que se defende.

Schmidt veio lembrar que a culpa não é de Grimaldo, mas de quem não lhe cobre as costas.

Quero acreditar que é só o treinador a proteger com elevação o jogador. Mas expôs Morato.

Que está a cometer demasiados erros. Mais até que Ferro.

O que me leva a acreditar que há a possibilidade de Schmidt ser daqueles enfeitiçados com este jogador Grimaldo do Barcelona.


A ser verdade, Grimaldo de la Mancha, consegue queimar mais um, o treinador a meus olhos.




Comentários

  1. Excelente comentário. Este como o Weigl... já nem é a falta obvia de qualidade... é a atitude de não fazerem o esforço de tentarem...

    ResponderEliminar
  2. "E aqui está o busílis, o departamento de futebol não vê isto? Há que largar, nem que seja a custo zero, um jogador que desvaloriza outros activos" - tal e qual. E é exactamente o mesmo que acontece com Weigl. Desde que chegou, quantos jogadores já foram queimados. Por exemplo, da equipa que foi campeã em 2018/19 e ia lançada para 2019/20, quantos restam? E como saíram? Todos desvalorizados. Apenas Félix que saiu antes de entrar Weigl saiu com valorização. Veja-se quanto valia na altura Rafa (para mim o melhor jogador do Benfica) e quando valia no final da última época. Como saiu Pizzi, desvalorizando de ano para ano, após ter sido o jogador do campeonato 2018/19? Ou Seferovic, vendido por 3 trutas e meia. Ou Gabriel, escorraçado.
    Ainda pior, desde que chegou Weigl, passou a ser norma destratar e achincalhar campeões, enquanto se babam por idolos de pés de barro que nunca nos deram nada a festejar.
    Fico a pensar se é mesmo como dizes "O nosso departamento de futebol faz lembrar certos viciados em jogo, que não deixam de apostar num jackpot que nunca chega, acabando por perder mais dinheiro que aquele que esse suposto jackpot trará" ou se não será propositado.

    ResponderEliminar
  3. Tudo dito no texto e nos comentários. Mas atenção, somos uma minoria, por essas redes sociais fora, tanto um como o outro são jogadores mal aproveitados, a culpa nunca é deles. Aliás, quem criticar o Grimaldo ou o Weigl é porque eu de certeza que não sabe ver futebol.

    De louvar a coragem e persistência de alguns bloggers e comentadores em abrir os olhos dos benfiquistas.

    ResponderEliminar
  4. Vocês não estão sozinhos... Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Que arraso no matreco espanhol.

    Não o tinha dito ainda, mas estou contigo: desconfio que o treinador é mais um a ir na onda do matreco.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares