Errado Caro Roger

 

Roger Schmidt:" Fizemos jogos ao mais alto nível e ninguém se queixou do nosso plantel. Hoje perdemos, mas vamos voltar a vencer com esta mesma equipa."

I

Errado caro Roger.

Aqui alertamos desde o primeiro jogo da temporada que foi feito trabalho com mérito mas que muito faltaria fazer, incorrendo em mais uma época mal preparada, com grande responsabilidade da direcção anterior, de onde a actual deriva.


Aqui alertamos acerca da falta de qualidade do plantel, desde a tua chegada.

És teimoso, e qualquer treinador de sucesso tem de o ser, em parte. No futebol moderno, mais inteligente e cínico que no passado, é fulcral ter-se capacidade de adaptação.

As equipas 'pequenas' trabalham muito bem, e podem bater o pé às maiores, com índices físicos equivalentes. Malta motivada dá o litro e é por isso que por vezes temos surpresas.


Por tal, é fulcral uma dose elevada de fome de títulos e de agressividade, é fulcral os jogadores quererem.

Não me venham com conversas que todos os jogadores do SLB são competitivos. O problema no SLB, além da mentalidade incutida pela direcção de aburguesados, é que os jogadores sentem que ser jogador do SLB é o topo, e que não há mais nada a fazer senão desfrutar do prémio.


Alguém se lembra que o Carlos Manuel, só passou a jogar no meio, quando o João Alves saiu? Até lá, jogava onde o treinador precisava dele.

Até o Toni chegou a jogar a central e lateral. Sim, o nosso Toni.

Um lugar na equipa conquista-se com muito esforço.


Pergunta para três batatas, o que acontece numa equipa onde não existe banco?

Onde não existe um jogador a competir por um lugar com o titular?

Eu respondo, acontece uma equipa amorfa e sem personalidade.


Ah, dirão os panglossianos, mas contra o PSG e contra a Juventus... Nem vou mencionar o baixo grau de exigência, isto é o BENFICA porra. Ganhar à Juventus ou ao PSG é ou devia ser natural.


Duas variáveis podem explicar diferenças de rendimento, contra a Juventus e PSG os jogadores dão o litro, porque se superam contra jogadores que normalmente só vêem na TV. O que é um pouco redutor para jogadores do SLB. Que têm de ser os melhores, e não estar aqui de passagem.


A segunda, é porque os jogadores querem-se mostrar para 'dar o salto'. Não quero acreditar nesta.

Mas é possível.

É possível a aparente contradição de acomodamento interno, e de transfiguração contra equipas 'maiores' na Europa.

Até porque no fim vem a palmadinha nas costas de consolação, não é possível competir contra os grandes, nós somos coitadinhos, os outros têm 3 pernas e 2 contas no banco.

 

Temos aqui o problema da mentalidade, que não vem de agora. Nem deve ser assacado ao treinador.


O treinador não pode ser teimoso em demasia. O Amorim é em demasia, e por exemplo, há 2 semanas estava a ser crucificado mais ao Paulinho. Mas o zborden é o clube dos fenómenos do Entroncamento. É campeão em tempo de Covid, e está melhor nesta fase na ressaca de um mundial.

Creio que ainda vai voltar ao seu lugar natural, abaixo do 5º classificado.


II

Erro no planeamento.

O trabalho do Departamento de Futebol (DP) foi meritório.

Resolvemos alguns problemas que se prolongavam há demasiado tempo.

Foram feitas contratações com critério. 

Cometeu-se um ou outro acto de sabotagem ao SLB.

Destaco a dispensa de Jota.

Alertámos aqui várias vezes para a falta de extremos e a venda ao desbarato deste excelente jogador.

Foi por 15 milhões?

Ah, mas o treinador não o queria. Tretas. Quem mete o Diogo Gonçalves na esquerda não pode recusar o Jota.


Contratámos o Neres, mas sem ninguém para fazer o lugar de concorrente ao Neres.

O Neres é demasiado irregular.

Deve existir pelo menos um jogador por cada titular. 


Vlachodimos, é definitivamente um bom 2º guarda redes.

Não quer? Pode ir à sua vida.

É mau a sair dos postes, e miserável a jogar com os pés.

Compensa com boas defesas, na sua posição estática. Para o modelo de jogo de Schmidt, subido, é uma clara brecha na armadura.

Mas é insuficiente, para o SLB.

Nos centrais vender Morato. Já temos demasiados jogadores inconstantes a nível de inteligência em jogar à bola. Morato e Brooks, se bem que este último ainda não teve as mesmas oportunidades de mostrar trabalho.


Em Janeiro emprestava Bah. É inadmissível manter um jogador que há 3 jogos seguidos anda a enterrar a pasta, com exibições sofríveis. Deu excelentes indicações quando chegou, mas creio que se acomodou, até porque o treinador o mete a jogar na esperança de que ultrapasse a 'fase' em que está.

Gilberto não tem tudo para ser jogador do SLB, mas tem vontade de o ser, que é o mais importante.

Do outro lado, Grimaldo pode ir de férias, definitivamente. O seu ciclo no SLB acaba na porta pequena, e já vai tarde. Fique o Ristic e venha outro. O Ristic ainda tem de provar que tem valor para jogar.


O meio campo é onde começa a desgraça. Com a saída de Enzo, faltam 3 posições. Um trinco para meter Florentino no banco, e dois 8/10. Um médio ofensivo de alta rotação (Renato), e um tractor (viram ontem o tipo que jogou à frente de Musrati?Meteu o nosso meio campo no bolso e impediu a pressão que é habitual -gegenpressen). Um tractorzinho com dois pés simétricos, dá um jeitão para terrenos mais pesados ou para equipas que saturam o meio campo. Sou de opinião que devemos ter um 10 talentoso, para um sistema alternativo que Roger não tem, nem sabe. Um playmaker que sirva o avançado 'matador' que não temos, e os extremos que aparecem das alas, que também não temos.


Não vejo a utilidade de João Mário na equipa, e exige-se no SLB que os jogadores sejam mais do que excelentes a não perder a bola.

Musa tarda em justificar as oportunidades. Para isso tínhamos o Seferovic.

Gonçalo e Henrique para 9.5, e falta pelo menos um avançado de referência na área, que Roger não usa.

Roger faz o que os últimos 3 que o antecederam faziam, mete mais avançados quando está a perder, mas não existem cabeceadores com qualidade, nem tipos a saber centrar. O último que sabia centrar bem além de Grimaldo, foi o Nuno Tavares. O que mostra a qualidade do nosso plantel.


Diogo foi uma grande desilusão, não sei o que se passa com ele. Esperávamos todos, muito mais dele. Assim não tem qualidade para sénior.

Ou seja, um guarda redes de nível mundial, não prioritário para agora.

Dois laterais, se souberem subir, tanto melhor. Mas que saibam defender. 

Três médios, pelo menos - um trinco e dois ofensivos. Epá, e que tenham capacidade física. E que pelo menos um pegue de estaca. O Aursnes em forma tem lugar cativo no meio campo, mas a sua maior valia é fazer várias posições. É um excelente carregador de piano, e se o Schwartz fosse mais novo, gostava de ver ambos a distribuir classe operária no miolo. 

Dois extremos, para um lado Rafa e Neres, para outro, Horta e outro. Quer Horta quer Rafa, podem revezar-se nas 3 posições no ataque. Mas nenhum destes é abre latas e sabe ir à linha consistentemente.

Equilibrado será 2 médios interiores, e dois flanqueadores, que dá mais variedade ao jogo. Horta e Rafa como wildcards. Se bem que mais um jogador rápido, daria jeito nas transições, pois Rafa também é de 'engate'.


Um avançado de nível mundial. Sonhar não custa. Não precisa jogar bem, só marcar e massacrar os centrais, que cada vez são maiores e eficientes no jogo aéreo. E Romário só há um.

Se não houver um avançado a dar trabalho aos dois centrais, dificilmente os médios chegam à área com tabelinhas.

Ah, mas isso é quase mais meia equipa.

Não seria se tivessem feito o trabalho completo no início da época.

Dispensar: Chiquinho, Diogo G., Helton, Grimaldo, emprestar Bah, e talvez Musa.

Talvez dispensar ou emprestar Brooks, e Morato meter nos AA, pois os erros que comete por vezes parecem vir de algum estado de intoxicação.


Roger já mostrou que é uma pessoa inteligente, e por isso não pode ou deve ser demasiado teimoso. Mas é alemão e os alemães são devotos do seu sistema. Que depende muito dos jogadores. Em gegenpressen, a equipa perde capacidade de explosão na transição.

E Rafa não vai para novo.


Temos repetido isto desde o início da temporada e nada percebemos de bola. 

A direcção sabe, e não compensa estas lacunas.

Rui Costa directamente responsável pela saída de Jota que tanto jeito nos tinha dado ontem.

Pessoalmente gosto de futebol mais directo, esta treta da posse de bola por circulação é boa para manter o resultado, não para o virar.

É fulcral escolher também, o perfil psicológico dos jogadores.

Jogadores que desanimam a sofrer um golo aos 2 minutos, talvez estejam equivocados no Clube. 

Engraçado ter visto muita publicação a dizer que a equipa ficou traumatizada com o primeiro golo.

Se estiver melancólico às 23:59 de hoje, vou-me lembrar destas análises, e tenho a certeza que entro em 2023 a rir.


Feliz ano a todos e VIVA O BENFICA!








Comentários

  1. Boa análise, viva o Benfica, e feliz 2023!

    ResponderEliminar
  2. A primeira mudança tem de ser na postura da direção...

    Depois todas estas. Acho que o objetivo passa por aqui e já está a ser feito... infelizmente não vai à velocidade que gostariamos porque o Rui Costa decidiu andar num braço de ferro com o treinador a pré-época toda... basta lembrar a situação do Weigl... depois só resolveu umas coisas aqui e ali mas não tudo.

    Já li que o Navas não veio porque não se conseguiu colocar nenhum dos redes... era um comentário num blog qualquer pelo que não é para levar a sério mas se for verdade é algo que serve para pedir a demissão da direção logo.

    ResponderEliminar
  3. Boa análise mas nem tudo estará mal como também não estava tudo bem, a equipa parece estar em pré época mas necessita de 3 ou 4 jogadores que façam a diferença.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares