Esvaziamento da cagança ante o Moreirense

 

Perdemos um troféu.

Já tínhamos tido avisos e chouriçada com outras equipas de ESCALÕES INFERIORES.


Alguns dizem que a malta só fala quando o BENFICA perde.

Que vibramos com as derrotas, mais do que com as vitórias.

Neste blogue, está registado que desde o início da temporada, que andamos a dizer que o plantel está demasiado desequilibrado.

Quando alertámos para a necessidade de reforço urgente da equipa, muita gente veio comentar a dizer que a equipa está engatada, é melhor não contratar para não estragar.



A equipa desde o início da temporada, não joga pelas alas. Para o fazer precisa de jogadores que saibam jogar das alas para a linha de fundo. Extremos à antiga, para forçar rotinas que obriguem o adversário a desposicionar-se e a ceder espaço aos nossos avançados. Nenhum dos nossos avançados joga bem de cabeça.

Temos vindo a dizer que falta um goleador mais eficaz. 

Desperdiça-se demais, e isso paga-se caro.


Os médios todos da equipa, flectem para o meio, e apenas os laterais jogam junto às linhas. 

O modelo do SLB é saturar o miolo, e depende apenas das transições de Rafa, devido à sua velocidade.

Em tudo o resto, somos ineficazes em contra-ataque.

Ora, se se satura o meio campo para não deixar jogar, invariavelmente só se houver espaço é que Rafa pode dar uso à sua velocidade. 

A imaginação no ataque, depende mais do entendimento dos jogadores, com Rafa à cabeça, do que de desenho táctico. Lacuna do treinador, que me parece ser insuficiente em ataque continuado.


No meio temos falta de um 8 mais criativo para transições rápidas. Alguém mais próximo de um Renato. Enzo é um fora de série, mas vai rebentar com tanto jogo, e não tem substituto.

Aursnes é bom jogador para segundo pivot, para médio interior, mas nunca para 8/10. Não sabe construir nem consegue controlar os ritmos do jogo. João Mário consegue, mas tem outras lacunas que eliminam as boas características que tem.


O meio campo tem de ser bem repensado.



Na minha forma de ver bola, precisamos de dois jogadores para o miolo, um médio mais criativo e um mais tractor, com qualidade qb. 

Não só para terrenos pesados, mas para chocar de frente com palhinhas, grujics e outros matacões que fazem moda cá no burgo. Quebra a primeira linha de construção, sem queimar em esforço inútil, o segundo avançado.


Grimaldo hoje fez um jogo ao seu nível. Miserável. Manda correr os outros, e parece ter sempre aquela postura de que não importa sofrer um golo que depois marcamos mais.


Morato foi outra nódoa hoje. Vindo de lesão, a sua capacidade de fazer asneira, veio intacta. E por falar em asneira, não vou mencionar o Florentino.


O Bah, tem a cabeça cheia de 24 de Julho.

Não é o mesmo jogador que quando chegou. Não melhorou, parece que perdeu alma. E ganhou peso.


Chiquinho não é jogador para o SLB. Bom jogador para uma equipa média, mas não é influente o suficiente para poder ser sequer, suplente do Glorioso.

Diogo Gonçalves também.

Diogo parece-me acomodado. É um dos problemas do SLB. Os jogadores menos manientos, ficam acomodados ao facto de não poderem subir mais alto daquilo que já subiram ao chegar à equipa principal do maior de Portugal.


Tinha muitas esperanças nele, mas queimou todas as oportunidades que lhe foram dadas.

Penso que nada acrescenta ao jogo, e que não tenta dar cunho pessoal ao futebol da equipa, porque está demasiado preocupado em fazer o que o treinador manda, o que é justificativo por se ter mantido no plantel até agora.

JJ queria metê-lo a lateral, mas tinha de se reinventar, não tecnicamente, mas psicologicamente, pois falta-lhe a agressividade e stamina para aquela posição.


Diogo, a par de Draxler, são as maiores desilusões no plantel. 

Não consigo perceber como é Draxler, um dos mais bem pagos jogadores do planeta.

Ou as divisões inferiores portuguesas estão ao mesmo nível das grande equipas europeias, ou Draxler, está demasiado aquém da qualidade que já demonstrou. Dá-me a sensação de que é alguém a aguentar o Purgatório, até que chegue o fim da carreira, ou o regresso a maiores palcos.


Dos avançados, Rodrigo Pinho, pode sair. Não mostrou muito até agora. 

É necessária referência na área, que Gonçalo não é.

Há anos que não me lembro de ver o SLB com mais que um jogador a saber rematar bem de média e longa distância, e mais que um especialista nas bolas paradas.


Qualquer equipa que meta o autocarro, seca o SLB.

Qualquer equipa que saiba fazer transições, mete o SLB em sentido.


É importante que o treinador não seja demasiado teimoso.

Que e saiba adaptar e reinventar.

Nunca consigo perceber substituições a 10 minutos do fim.


Não é treinador para intervir no jogo, deixando sempre os jogadores que estão com pouco rendimento, continuar.

Temo que isto seja uma sucessão de chouriçadas como aconteceu com Rui Vitória.

É inadmissível, repito, inadmissível, que o SLB tenha este tipo de rendimento com equipas de 2a e 3a linha.

Não sei que raio se passa na equipa para facilitar tanto o acomodamento dos jogadores. 

Parece que entram à espera que o jogo se resolva por si mesmo, sem esforço.


Andam a engonhar até aos 70 minutos. Os comentadeiros dizem que é gerir o jogo e atacar pela certa.

Engonhice que é metida de lado nos últimos 20 minutos, quando há pressão de marcar.


Incompreensível. 


Voltemos à Terra se faz favor.

Comentários

  1. Bom post, concordo praticamente tudo. Roger Schmidt tem feito um belíssimo trabalho, mas de facto já não é a primeira nem a segunda em que mostramos dificuldade frente a equipas de escalões inferiores. Por outro lado há essas questões transversais de há já alguns anos, como não termos um ponta-de-lança de referência, não termos "franco-atiradores", e de não termos alternativas para as bolas paradas, estás dias últimas estão obviamente interligadas. Nada se perdeu, podemos conquistar (quase) tudo, mas podemos e devemos melhorar. Reforços são urgentes, e se querem ser "minimalistas" nos reforços, temos que ir buscar no mínimo um médio mais de contacto para a zona central que também "desenrasque" nas alas, e temos que buscar um extremo que faça as vezes de segundo avançado ou de elemento mais móvel numa dupla de avançados. Não serão estes dois jogadores que colmatarão as debilidades do plantel, mas pelo menos ajudarão a tapar os buracos mais evidentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Roger é um excelente treinador, não o deixa de ser por cometer erros. Mas tem de se adaptar e ser mais inventivo. Não se percebe como esta equipa passa mais calafrios com transições do Moreirense do que com a Juventus. A não ser num único aspecto, a motivação dos jogadores. Aí já se entende o que se passou com o Mafra. Os jogadores acham que estão ali apenas para jogar com os grandes clubes.Os clubes pequenos agigantam-se para jogar com o SLB, e o SLB apequena-se quando joga com clubes pequenos. Precisamos de mais 9 Otamendis. Há anos que é evidente que não temos, como no passado, malta capaz de chutar de fora da área. Faz falta, porque às vezes é a única forma de passar o autocarro.Acho que é necessário mais do que um no miolo. Não gosto das rotinas ofensivas, que são demasiado previsíveis. Cá no burgo já aprenderam a anular o gegenpressing, qualquer equipa sai muito bem da pressão, e tenta logo a transição. Basta 2 jogadores rápidos na frente e o Vlachodimos fica a chamar pelos centrais que estão adiantados. O Roger sabe disto, mas está habituado a ter avançados que marcam mais, que os golos que sofre.Agora não tem.Foi feito um bom trabalho no Verão. Falta acertar agora no mercado de Janeiro. Mas as lacunas já estavam identificadas. Para uma das alas, o Horta.

      Eliminar
  2. Certissimo. Acrescento que profissionais, não podem falhar de forma caricata lances de golo claríssimos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Diogo ontem falhou duas vezes.Acontece. Seria mais tolerável se cumprisse no lado onde o colocam, o que raramente acontece.

      Eliminar
  3. Por mim o Draxler tem sido uma desilusão e precisamos de um Renato para romper este tipo de defesas , o resultado de ontem não me diz nada ,tivemos muitas oportunidades, falta a concretização, a taça do Proença é
    uma invenção para entreter quero sim ganhar em Braga .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares