Que troféu ganhou o BENFICA no Qatar?

 


À conversa com vários Benfiquistas, não consegui disfarçar o incómodo com a aparente alegria por causa do prémio ganho por Enzo, e pela suposta valorização do jogador.


Alegria semelhante a ver o Gonçalo Ramos na selecção nacional.


Quando pergunto, mas afinal dizes que somos o maior clube português e um dos maiores da Europa, tu ficas alegre, como se fosse caso de excepção, por termos jogadores que vão à selecção?


O silogismo é simples. Estamos, Benfiquistas, formatados a pensar que temos de vender. É a ideologia do Portugal dos pequeninos, temos de vender para fazer face às despesas, e portanto mais vale vender por muito.


Mas o BENFICA é algum clube de passagem? Como se pode dizer que é o clube que anima esta liga da treta e depois nos fazemos de coitadinhos em relação aos outros clubes europeus?


O futebol na Inglaterra vai implodir, tal como implodiu na Itália dos anos 90/2000. Os petrodólares eventualmente abandonarão alguns clubes europeus.


O Enzo disse à chegada que estava de passagem. Extraordinário jogador, ainda bem que não sou director do SLB, pois nunca tinha chegado a envergar a camisola do Clube.


É bom apoiar os jogadores campeões do mundo. Mas o Benfica nada ganha com isso.

Ah, mas se vendermos o Enzo não precisamos de vender outros. Ao mesmo tempo repetem que se um 'tubarão' cá quiser vir buscar quem quer, vem. Nem se apercebem desta contradição, na qual o senhor do palheiro era exímio, quer a menorizar quer a hiperbolizar, dada a conveniência.


NO SLB jogam os melhores, e nem sempre ter os melhores chega, como vimos num Portugal-Marrocos, recentemente.




Vendas não são troféus.  

Comentários

  1. Respostas
    1. No SLB celebram-se resultados desportivos, não se celebram resultados contabilísticos.

      Eliminar
  2. Concordo a 110%. Vícios da anterior direção, onde era mais importante rodar dinheiro que garantir vitórias nas competições. As reações que observas são resultado dessa sportinguização nos adeptos.

    ResponderEliminar
  3. Não ganhamos nada. E já perdemos algo, com a brincadeira do desperdício na Taça da Liga. Não que não tenhamos jogado bem, pois considero que jogamos, criando inúmeras ocasiões para marcar, mas a falta de classe à frente da baliza traiu-nos levando-nos para fora da primeira Taça que poderíamos ganhar.
    Agora é fazer tudo por tudo para que um campeonato que se encontra encaminhado não seja perdido por ingenuidade, pois temos a obrigação de conhecer e bem as armadilhas que nos reservam para o resto do campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo.Era notório no início da época, que não tínhamos nenhum avançado oportunista, ou concretizador para as exigências da equipa. Ramos é 2º avançado. Todos os avançados mais fixos foram corridos. Compreende-se, por causa dos autocarros e das defesas modernas, mas os lagartos conseguem enfiar 5 golos na baliza do Braga, e o SLB não consegue enfiar um golo ao Moreirense?Continuo a achar pobres e previsíveis as rotinas de ataque da nossa equipa, e de facto produzimos muito ataque porque estamos sempre a atacar, mas sempre da mesma maneira. Qualquer equipa que encha o meio campo, anula o nosso ataque e as transições.Precisamos de alternativas que não temos e que ninguém parece querer ir buscar. Dispensámos estupidamente o Jota e agora não temos ninguém com as características dele, que estenda jogo além da zona central. Só temos médios que flectem para dentro.Nenhum dos nossos avançados sabe cabecear.Nenhum dos nossos laterais sabe defender, e nas alas não temos ninguém acima da média desde que saiu o Nélson Semedo. O único jogador explosivo é o Rafa, que é irregular e não caminha para novo. O plantel está melhor, mas continua demasiado desequilibrado.Basta uma sucessão de maus resultados e não temos ideias alternativas.Espero que o Schmidt não seja casmurro.

      Eliminar
    2. Essa do Jota ainda me dói. Que desperdício de qualidade, principalmente quando caia que nem luva nesta equipa. Basta não jogar Rafa e Neres e perdemos alternativas para furar e com estas equipas que metem 11 jogadores atrás da linha da bola, é sempre bom termos gajos que furam e forçam a entrada na área de forma diferente, e que não tem problemas em fuçar até lá dentro.

      Eliminar
    3. Temos feito isso constantemente. Ainda lembro Carcela, naquele lado, que cumpria melhor que o Cebolinha.

      Eliminar
  4. A única coisa é a confiança do miúdo aumentar, os nossos adversários saberem que além dos 8 pontos há campeões do mundo que têm um bom nível de futebol (e não é como eles dizem... Propaganda). E finalmente há campeões do mundo a jogar no Benfica (muito pouco para a nossa história, mas percebe-se quando até fomos dos últimos a contratar estrangeiros).

    De resto... Ganhamos também em não terem voltado com lesões.

    Agora vamos ver. Precisamos de reforços e o que interessa nunca é jogador A ou B, mesmo que se chame Eusébio, mas o Benfica e os títulos que disputa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos 3 campeões do mundo, e 2 campeões da Europa. O Enzo agora sabe que o verdadeiro futuro aguarda noutra liga, e vai-se retrair na altura de meter o pé, para evitar lesões. O que interessa é o sucesso desportivo do SLB. Foi feito bom trabalho mas faltam acertos fulcrais. Estamos a claudicar com equipas de divisões inferiores. Falta de atitude e de ideias para ultrapassar as dificuldades.

      Eliminar
    2. Eu sei que temos no plantel jogadores com essa experiência mas a alguns foram-no a jogar pelo Benfica.

      Temos de aproveitar isto. Fazer boas champions e ter jogadores que podem brilhar em mundiais pelo Benfica tem de ser aproveitado para fazer ficar alguns jogadores mais tempo no Benfica ou até ajudar a que queiram vir.

      Sem falar na reputação do Benfica na Argentina. Tudo isto são coisas que podem valer zero... mas se bem utilizadas e dando seguimento ao início desta época, podem trazer vantagens.

      Eliminar
    3. Concordo. Seduzi-los a ficar é difícil, qualquer miúdo do Seixal já torce o olho a renovar, porque anda tudo a captar promessas uns dos outros. Escolheram o futebol das kapital, é o que há.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares