Epidemia dos fãs dos pópós - autarca maleável

 

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão disse primeiro: 

"Infelizmente, podia ter acontecido em muitos lados, mas a verdade é que aconteceu aqui. Esta notícia é uma vergonha para nossa comunidade. Não há outra maneira do o classificar."



Depois emendou para : 


"Infelizmente, podia ter acontecido em muitos lados, mas a verdade é que aconteceu aqui. Independentemente das circunstâncias em que ocorreu este episódio, esta notícia está a correr mundo e dá uma imagem negativa e injusta do concelho e do nosso Famalicão"


Pressionado por criticismo, e sabe-se lá o quê.


Inadmissível colar toda a gente de Famalicão a este episódio.

Mas existe uma corja ligada à bola que age assim, nas sombras do poder local.

As tarjas azuis e brancas não enganam, nem a falta de coluna do autarca.


O que engana é ainda haver Benfiquistas que acham que isto não é guerra. Podem não achar, mas estes fãs dos pópós declararam guerra ao Benfiquismo.


Famalicão é tão Portugal como a Amadora ou Loulé, seus fdp.


O Benfiquismo é livre de se expressar onde entender.


Veja-se o comunicado destes artífices de alfinetes de peito:


Eis o comunicado do FC Famalicão, na íntegra:


«O Futebol Clube Famalicão evitou até ao presente pronunciar-se sobre o acontecimento ocorrido no passado fim de semana porque pretendíamos averiguar os factos com o rigor exigido. No entanto, sem dar lugar ao contraditório por parte do Futebol Clube Famalicão, muito foi dito nestes dias até por altas individualidades do nosso país, nomeadamente o Presidente da Liga Portugal e o Secretário de Estado do Desporto.


Lamentando profundamente a situação vivida pela criança, que não merecia a exposição a que esteve sujeita e à qual o nosso clube é totalmente alheio, como explanaremos adiante, comunicamos:


1 – Da relação com adeptos – O Futebol Clube Famalicão recebe com cordialidade os adeptos visitantes, cumpre a lei e os regulamentos e é conhecido pela forma como trata não só os seus adeptos, mas também quem nos visita com diversos exemplos ao longo dos anos. Acima de tudo, cabe-nos a proteção dos nossos adeptos, da nossa cidade, do bom nome do concelho. Juntos, com os nossos, construímos um clube conhecido pela paixão e fervor pelas suas cores e não abdicaremos nunca de lutar para que os nossos adeptos vivam este amor de perdição de uma forma tão apaixonada como a forma como sentimos o clube.


2 – Especificidades do Estádio – O Estádio Municipal de Famalicão, propriedade da Câmara Municipal de Famalicão, está setorizado com duas zonas destinadas ao público visitante, nas quais são permitidos adereços do clube visitante. Bem visível foi a mancha vermelha presente naquela bancada, onde não se encontravam, neste caso concreto, o pai e a criança. Nesse sentido, ao pai da criança foi transmitido pelos assistentes de recinto desportivo (ARD’s) e pela PSP a impossibilidade de aceder com adereços da equipa visitante a uma bancada que não a afeta ao público visitante. Quando informado das condições de acesso e permanência no estádio (nas quais se inclui a permissão de utilização de adereços visitantes exclusivamente no setor visitante) pelo assistente de recinto desportivo no primeiro ponto de controlo antes da entrada, o pai da criança optou por retirar a camisola alusiva ao clube visitante do corpo do filho, expondo-o em tronco nu, o qual podemos atestar através dos elementos da segurança privada e segurança pública presentes no local assim como pela gravação de videovigilância do evento, não procurando uma alternativa para o seu acesso àquela bancada no cumprimento dos dispositivos regulamentares e legais.


Cumpre-nos ainda esclarecer que o acesso do pai e do respetivo filho ao setor afeto à equipa visitada foi efetivado através de convites regulamentares, na medida em que apenas os sócios do Futebol Clube Famalicão poderiam adquirir bilhete para o referido setor do Estádio Municipal de Famalicão.


Também o Relatório dos Delegados da Liga Portugal não relata qualquer incidente em matéria de segurança, tendo o Futebol Clube Famalicão sido, inclusivamente, felicitado pela equipa de Delegados da Liga presente no referido jogo por esse facto. Um sentimento que adquire maior dimensão e importância dado terem sido elogios prestados pelos delegados com melhor pontuação nas duas últimas temporadas desportivas, a quem é reconhecida elevada competência e igual exigência no cumprimento de todos os deveres.


3 – A atuação dos ARD´S e PSP – No estrito cumprimento do citado regulamento, os elementos destas entidades tiveram um cumprimento exemplar das funções para as quais estavam contratadas. Como nota, acresce que foi o maior contingente policial jamais visto no nosso estádio, por decisão única e exclusiva da Polícia de Segurança Pública, destacando-se que não houve nenhuma ocorrência a nível de segurança.


4 – Posição da Liga Portugal e do Secretário de Estado do Desporto – Exigimos um pedido de desculpa formal por parte do Dr. Pedro Proença, representando a Liga Portugal, e do Dr. João Paulo Correia, representando o Governo, pelas posições assumidas de uma forma extemporânea e ofensiva para a honra e bom nome do nosso clube. Todos os factos ocorridos estão contemplados no regulamento de segurança e de utilização dos espaços de acesso público, nomeadamente no seu artigo 28 número 2 para a época desportiva 22/23 que passamos a transcrever – “Apenas é permitida a entrada e a utilização de adereços da equipa visitante nos setores B0 e B1 reservada aos seus adeptos”. Preside a esta norma um estrito critério de segurança. Bem sabiam, porque não podem desconhecer este regulamento aprovado pelas entidades que superiormente dirigem.


Aguardamos serenamente pelo pedido de desculpas formal de quem gravemente ofendeu este clube quando tinha o dever de defendê-lo, com a certeza que nada nos desviará do caminho de fazer do Futebol Clube Famalicão um clube cada vez maior.»


Esta teimosia e costas quentes, só pode ter sido elaborada a partir do mesmo espírito ou até da mesma pena do director de comunicação do Rio Ave, o fã dos pópós e portista, senhor Vitor Ramos.


 Sobre o comunicado:


1) «Acima de tudo, cabe-nos a proteção dos nossos adeptos, da nossa cidade, do bom nome do concelho.»

A cidade não é vossa. Famalicão tem adeptos de todos os clubes. O Futebol Clube de Famalicão é uma instituição de Famalicão, não é um emblema representativo da cidade ou do concelho. Tal como o Futebol Clube do Porto não é representativo de todos os adeptos do Boavista, nem sequer do Norte, pois Guimarães e Braga ou Chaves também têm clubes na 1a divisão.


Querem colar a merda que fizeram a um região, o que é coerente com a falta de personalidade demonstrada.


2) «Juntos, com os nossos, construímos um clube conhecido pela paixão e fervor pelas suas cores e não abdicaremos nunca de lutar para que os nossos adeptos vivam este amor de perdição de uma forma tão apaixonada como a forma como sentimos o clube.»

Vossos? Quais vossos? Alguém ameaçou esse amor de perdição? Que merda de ideia é esta de nós vs eles?

Quem impediu um adepto do clube visitante de viver a sua paixão?


Querem colar a merda que fizeram, a uma paixão clubística que negam a outros.


3)«Nesse sentido, ao pai da criança foi transmitido pelos assistentes de recinto desportivo (ARD’s) e pela PSP a impossibilidade de aceder com adereços da equipa visitante a uma bancada que não a afeta ao público visitante.»

Isto é anticonstitucional.

O que o Famalicão está a dizer é que é proibido a qualquer adepto com indumentária do clube visitante, sentar-se numa zona destinada a adeptos do clube da casa. Pelos vistos a PSP não mantém a ordem pública e os adeptos do Futebol Clube de Famalicão não possuem a urbanidade necessária para viver em sociedade. Apesar de «acresce que foi o maior contingente policial jamais visto no nosso estádio, por decisão única e exclusiva da Polícia de Segurança Pública» ou seja, estava um número anormalmente elevado de agentes, o jogo não registou acontecimentos de maior, mas ainda assim decidiram segregar os adeptos Benfiquistas.

Ó Vitor, mas tu lês o que escreves?

4) Então o Futebol Clube de Famalicão, tem adeptos que obrigam a segregar adeptos visitantes e «Exigimos um pedido de desculpa formal por parte do Dr. Pedro Proença, representando a Liga Portugal, e do Dr. João Paulo Correia, representando o Governo, pelas posições assumidas de uma forma extemporânea e ofensiva para a honra e bom nome do nosso clube» - exigem desculpa pela merda que fazem? 

Risível.

5) «Aguardamos serenamente pelo pedido de desculpas formal de quem gravemente ofendeu este clube quando tinha o dever de defendê-lo, com a certeza que nada nos desviará do caminho de fazer do Futebol Clube Famalicão um clube cada vez maior.»


O pedido de desculpas deve ser este, o senhor Rui Costa designar uma parte do Estádio da Luz para as equipas visitantes, com gradeamento à Jardim Zoológico, preço de bilhetes inflaccionado. Se a lei permite, discriminar tanto quanto possível, os adeptos visitantes. 


Estes fãs dos pópós falam a uma só voz, a partir da mesma escola.


Querem braços de ferro? Força.


A palavra a Rui Costa.

Comentários

  1. Comentei de forma muito semelhante ao que dizes aqui, no blog do Guachos:

    Aquelas tarjas têm todo o ar de ser dos super dragays, os maiores panisgas de contumil e arredores. Os dizeres, a letra, a cor meio Fama-meio porco, tudo aquilo tresanda a esses larilas.

    E eles andarão infiltrados nas mini claques que esses clubes de vão de escada têm. Daí, realmente, ser perigoso ir para bancadas dos visitados. Essa gentinha é que tem de ser enjaulada. Nós, os benfiquistas, os únicos que transportam o Bem, temos sim de ser livres, levarmos as cores que quisermos e os adereços que nos apetecer. Porque estamos ali pelo Benfica e não contra quem quer que seja. É a nossa diferença: estamos ali pelo Benfica. Não faltamos aos respeito e somos pacíficos.

    Estes grunhos azeiteiros não compreendem. E, como animais que são, reagem com medo ao que não compreendem. E quem tem medo torna-se fascista, racista, xenófobo.

    Cambada de energúmenos.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não andam infiltrados, nos clubes do Norte, são dos clubes da terra em segundo, e do FCP em primeiro. Não há, infelizmente, equidade. Como se vai pacificamente a um estádio, se há delinquentes impunes que apenas vão lá para agredir e injuriar. Não conhecem senão a lei da força e são compadriados pela polícia acima do Mondego. É algo de contraditório, para a livre e pacífica expressão de uns, estes borregos não podem estar nos estádios. Se estão, não é possível irem benfiquistas. É deixar os estádios às moscas, ir ver para as Casas do Benfica, e o autocarro passar lá, escoltado, para agradecer aos adeptos. E expôr esta merda à UEFA e à UE, porque o nosso estado é corrupto.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares