O pintelhinho mediático - fábula antibenfiquista

 


No passado dia 22 de Abril, ficámos a saber pelo Correio da Manhã, que os jogadores influentes do plantel ficaram chateados com a renovação de Schmidt. Que o graveto existe para o treinador, mas não para os contratos prestes a ser renovados, ou não.


Fonte da notícia, separata MaisSport da Cofina, vulgo Correio da Manhã.


Quem é o jornalista?

António Martins Pereira.

Pode ser visto aqui (bem como a sua companhia, o insuspeito Octávio).


30 anos de trabalho exemplar, nas palavras do 'jornal' que o promovendo, se promove a si mesmo.


Quais as fontes deste excelso 'jornalista'?

As mesmas que tanto prurido causaram nos sportinguistas, no reinado de Bruno de Carvalho.

Transcrevo:

«Citando as proverbiais fontes anónimas, o autor, António Pereira, escreve que o presidente do Sporting não gostou que o técnico tivesse falado das arbitragens após o jogo com o Rio Ave em Alvalade e que lhe fez ver - depreende-se que em termos não muito melodiosos - que a obrigação do treinador é treinar a equipa e não falar de arbitragens.»


«Foi publicado um artigo no Correio da Manhã, intitulado "Jesus irritado com silêncio de Bruno", da autoria do jornalista António Martins Pereira, que nós optámos por não comentar, até agora, porque este jornal, na nossa opinião, carece de credibilidade no que ao Sporting diz respeito.»


Ou seja, a qualidade deste 'jornalista' precede-o, e por isso é uma inspiração para a sua entidade patronal. E para o seu director editorial, o grandioso Octávio.


É uma pena que seja um incompreendido com fontes infiltradas ao mais alto nível, em todos os clubes menos no que já foi condenado por corrupção desportiva.


O António sabe o que o presidente do SCP gosta e desgosta, bem como os estados de alma de Jesus. Conhece profundamente os estados emocionais dos craques do SLB e das suas posições em relação ao treinador, por via de fontes que nunca serão identificadas, confirmadas, negadas.


Nem interessa, o que interessa é vender 'notícias', e claro, o SLB faz vender muito.


A encoberto da liberdade de imprensa e protecção de fontes, temos de levar com ficção, por parte de redacções que odeiam o vermelho. É a vida, perdão, a democracia. A democracia, aparentemente, consiste na instrumentalização insultuosa do SLB.


Mas não se despreze o papel do Correio da Manhã, no jornalismo nacional, não só dita o critério de qualidade do mesmo, como dá de comer a outros.


Peguemos num exemplo, o «Adeptos de Bancada».

Este 'website' é composto do seguinte elenco:

Direcção Editorial – Elson Correia

Direcção Geral, Comercial e Parcerias – Miguel Costa

Direcção de Operações – Nuno Oliveira

Direcção Criativa – Luísa Jorge

O director editorial é um cavalheiro adepto do FCP, que dá pelo alias de elson Baessa, mas cujo nome de nascimento é Nelson Correia, é um tipo da programação, e do webdesign.

O Miguel Costa, é também um tipo do design de comunicação, das planta formas digitais.


Não me alongo sobre o Nuno ou a Luísa, pois é irrelevante para o caso. Aliás, os dois cavalheiros citados, são apenas citados para exemplificar o modelo de negócio praticado, isto é, um percebe de html, outro de marketing digital e faz-se uns websites para sacar uns trocos à conta de clickbait, perdão, à conta de notícias não verificadas, retiradas de outros meios de comunicação social, no caso presente, a «notícia» CM sobre as indisposições dos craques do SLB.


O interessante neste assunto, é o modelo de negócio parasitário, perdão, de divulgação da 'informação', onde estes «meios» se transformam em caixas de ressonância que saturam tendencialmente, a opinião pública.


O director editorial é portista, os outros não me interessa. E isto apenas porque é de supor que um verdadeiro adepto de clube x, tenha um certo pudor na forma como saca uns trocos com clickbait, perdão, divulgação de informação.


Caso queira o leitor dar uns trocos em forma de click, a esta malta, os links são estes: 

a) a revolta dos craques

b) Diego Moreira troca o Benfica por um grande europeu


Esta malta, provavelmente por falta de afinididade clubística, gosta destes jogos de palavras, onde contrasta 'Benfica' e 'grande europeu', apesar do superior palmarés do clube português em relação ao Chelsea.

A forma como se recauchuta a 'notícia' conta, e temos de aceitar que quando se fala em media e hostilidade dos mesmos, ela não se reduz a personagens como o Octávio, aleivosamente anti benfiquista.


Este pessoal que vive do parasitismo de maus meios de comunicação social, não consegue evitar quer o sensacionalismo, quer o viés clubístico. O perigo está na suposta neutralidade que se pretende projectar, a par dos títulos sensacionalistas. É que identificados pelo que são (a FLUIDDO tem capital social de 5000 euros), não passam de papagaios do sistema, com ódio ao Benfica. 


Poluem a opinião pública, composta de n entidades comerciais como estas.


Deve ser um emprego de sonho, fazer o trabalho do clube de coração, e ganhar dinheiro para o tabaco ao mesmo tempo.



Enquanto Benfiquistas, devemos analisar os discursos, e expor à LUZ, a linguagem e intenção desta malta, dentro do espírito da lei.


Já que o mundo mediático é uma selva sem controlo ou senso.


Felizmente a águia voa alto, enquanto outros rastejam.





Comentários

Mensagens populares