Continua a observação de navios no futebol do BENFICA




 Terminado mais um campeonato, e de há alguns anos a esta parte, os decisores do futebol do Glorioso, continuam a não querer ou conseguir seduzir jogadores que se destacaram no campeonato. Foi num passado muito recente, o caso de Beto, este ano é Lincoln que vai para a Turquia a troco de 4 milhões de euros. Quantia que ao que tudo indica, corresponder à diferença entre o que se pagou por Everton e o montante da sua venda ao Flamengo.


O jogador do Santa Clara, seria uma boa aposta para o nosso sector mais debilitado, o meio campo. Taarabt e Weigl, não só já não chegam, como no caso do último, não vejo o momento de o ver noutro clube, o mais distante da Luz possível.


O senhor Brás, consta, que anda pela Argentina com um saco de rebuçados a tentar convencer jogadores que não querem vir para cá.

Estou a ver neste defeso, o que já tenho visto há uns anos, estamos a 2 semanas de começar a trabalhar sem termos estruturada uma equipa nas lacunas que vêm do passado. 

Há quem ache que os miúdos da formação taparão buracos, quando é sabido e mais que sabido que o período de adaptação ao futebol de mais alto nível, nunca é inferior a 2 anos. João Félix há só um.


Começa a cheirar mal o mesmo resultado de sempre, o mercado a terminar e aquilo que é vital, a não aparecer. 

Nem guarda-redes, nem central rápido (o David Carmo do Braga, seria boa opção) nem nada. Penso até que precisamos de 2, pois não sabemos se Veríssimo alguma vez voltará a níveis anteriores à lesão.

Otamendi não pode jogar com Vertonghen, estão ambos demasiado lentos. A experiência não compensa isso, em especial porque o novo treinador joga com linhas subidas perfeitinhas para sofrer contra-ataques, ou transições rápidas, como entenderem.


Falta resolver o substituto de Grimaldo, que me deu uma alegria a mostrar que não quer continuar. Parece que finalmente vou ver de novo um defesa esquerdo no SLB, que saiba o que é defender. 

Ninguém parece preocupado com o facto de Ristic, ser uma boa 2a linha, e de o Sandro Cruz, como outros, serem excelentes promessas, mas não passam disso mesmo, de promessas a demonstrar qualidade para jogar na equipa principal. Dois dos melhores guarda-redes do mundo actualmente, jogaram noutros clubes para demonstrar que podiam lutar por um lugar, Ederson e Oblak.


O que vem da formação é bom, mas não é SEMPRE bom, nem é LOGO bom, existem períodos de maturação.

Claro que os miúdos têm de jogar, mas temos de calibrar o superior interesse do clube em todas as competições onde está envolvido. O Rúben Dias cometeu muitos erros ao longo do seu amadurecimento na equipa principal. Esses erros, podem traduzir-se ou não, em pontos. Darwin, falhou golos de baliza aberta.

Temos de começar a contabilizar os erros, necessários, indispensáveis, para a progressão dos jogadores, e equacionar criteriosamente a entrada gradual dos jovens.

A menos que tenhamos a ideologia do venha para cá o dinheiro, que o SLB foi onde aprenderam e erraram, e os outros levam o produto final. A meta do SLB, é ganhar títulos. Nem que seja através de jogadores idosos ou reformados. O objectivo é sempre o mesmo, vencer, e para vencer tem de ser tudo contabilizado.


FALTA 1 DEFESA ESQUERDO TITULAR, UM GUARDA REDES e UM CENTRAL RÁPIDO.

Sei que não podem jogar todos mas Vertonghen é para sair e Ferro voltar. Não temos central como ele na construção.

Isto na defesa.

No meio campo, Florentino não chega, nem sabemos em que condições vem.

Precisamos de um 6 de classe, e de um 8 também. São as duas posições mais carenciadas. Paulo Bernardo é ainda uma incógnita.

O Enzo da Argentina, parece ser craque, mas não parece querer vir para cá. Além de que resta saber se tem estofo para a cacetada que um 8 leva no campeonato nacional.

O Sangaré seria uma ideia, mas parece que é caro.

Tal como Gakpo, que encaixaria bem na esquerda com Horta, se o Horta viesse. Mais que 15 milhões pelo Horta é um negócio ruinoso. Se, como se fala, forem o Diogo e o Gil Dias, é então um crime de lesa Benfica. Continuo a repetir, o Gil Dias é bom jogador, apesar de ser um patinho feio para os adeptos. Quem o contratou, foi quem foi buscar agora o Lincoln para a Turquia.

Ao Diogo correu-lhe mal a época. Além de que como extremo, não revelou ter qualidade para o SLB, como defesa não demonstrou qualidade para defender. Falta algo, e não sei se não andou a jogar com a cabeça noutro lado qualquer.


O Horta tem 28 anos, foi formado por nós e deixá-mo-lo ir, para agora irmos meter dinheiro nos entrefolhos do Salvador. Parece-me um capricho de Rui Costa, além de que má gestão, outra, de jogadores da formação.

Musrati, Horta, David Carmo, seriam opções interessantes, mas nem pensar dar dinheiro ao dragão de ouro arsenalista. Quanto muito convidá-lo para o nosso departamento de futebol, pois demonstra mais conhecimento, de caras.


Do lado direito, Neres e Rafa, isto se Rafa não padecer da mesma idiotice ou covid, que atacou boa parte da equipa esta época, nomeadamente Grimaldo. Se acha que vai brilhar tanto no UK, como aqui, força. Ficaria a faltar uma opção para a direita. 

A nível de avançados, não creio que precisemos de mexer muito.

Parece que o novo treinador só joga com um. Claramente Gonçalo Ramos, o Henrique, ficando uma incógnita para Yaremchuk, Seferovic, Pinho.


Meio campo e defesa, são em minha opinião os sectores prioritários.

--------------------------

Mas isto é tudo académico. O que vai acontecer, é deixarem o mercado esgotar-se para depois imporem ao Roger, alguns jogadores que já lá estão e não conseguem vender, exemplo, Weigl.


Não é que Rui Costa não tenha insistido na equipa desequilibrada que tinha. Já o fez bem recentemente, abdicando de ir ao mercado de Inverno.

No mínimo dos mínimos, um 6 e um 8.

Se não há dinheiro, um 6 de topo, e metam o Gabriel a 8. Mas esse já está descartado. Não consigo entender, se bem que enquanto não terminar esta janela, há alguma esperança.


JF



 

Comentários

Mensagens populares