Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra - personae non gratae

 




I

 

É sempre complicado, para qualquer sócio Benfiquista, que não queira ser apenas mais um mero burro de carga a pagar cotas de sócio, exercer opinião de forma pública, sobre assuntos do Clube.

Pois debatemo-nos com um dilema, ou esperneamos de qualquer maneira de forma a desesperadamente resolver o quer que seja que democraticamente somos poucas vezes chamados a decidir, ou remetemo-nos ao silêncio de forma a não prejudicar o Clube, nas várias situações que vão aparecendo.

 

No fundo a escolha é sempre tentar ajudar o SLB, com a virtude do saber quando falar, ou de quando devemos ficar em silêncio.

Eu decido falar, pois tenho a noção clara de que o SLB devia neste momento, ser um dos 7 principais clubes europeus, se tem tido uma gestão de acordo. Acho que não tem tido, de todo.

A minha intenção ao exprimir-me sobre estes assuntos que afectam o clube, é apenas deixar algo composto para cogitação futura, de outros Benfiquistas que pretendam, como eu, tentar perceber o que raio se passa, e ajudar um pouco mais o NOSSO CLUBE.

Não é desancar em fulano ou sicrano, apenas contribuir para perceber o que é possível, a partir da informação possível.

 

O senhor Luís Filipe Vieira (doravante LFV) , e o senhor Pedro Guerra, ontem, de novo, fizeram um mau serviço ao SLB.

Tão mau, que creio que devem tornar-se personae non gratae em tudo o que envolva o clube doravante.

O papel asqueroso que o senhor Pedro Guerra desempenhou ontem, com a conivência da CMTV (que acedeu ao pedido do senhor LFV neste relançamento de campanha) envergonha mesmo aqueles que não sendo benfiquistas, ainda assim, consideram a sabujice uma violação da dignidade humana.

Veja-se, aos 34 minutos de entrevista, um close up ao alfinete de 'peito' com o símbolo do Benfica sob fato azul.

Isto não é fortuito, estamos claramente perante a construção de algo, ou por outras palavras, mais uma pantomina que tenta fazer os benfiquistas de parvos.

Pedro Guerra, se útil no passado, para fazer frente a estilos truculentos e baixos de paineleiros, que abundavam no destilar de ódio contra o SLB, é neste momento, uma ofensa a ele mesmo, quanto mais ao SLB. O senhor Pedro Guerra não é benfiquista. É uma alpinista social situacionista, no qual o eixo de situação é o que gira em torno de quem lhe conceda qualquer tipo de função no aparelho do Clube. Com preferência, se for alguém que esteja do lado certo das sondagens de intenção de voto. É um mercenário mediático, que escolheu o seu nicho, e não há mal nenhum nisso. Não pretende ser outra coisa, e portanto, nisso, é honesto.

Pretende ter protagonismo, ascender na escala de estimas, e por isso o denoto como alpinista social. Quer fazer parte do grupo dos estimáveis, o que é louvável.

Escolheu ‘esta’ forma de o fazer, e está no seu direito.

Clarificado isto, resta passar a outro situacionista. O senhor LFV, cujo discurso e versão dos factos, várias vezes varia para ajudar à narrativa que quer fazer passar.

Das duas entrevistas dadas recentemente pelo anterior presidente da direcção do Sport Lisboa e Benfica, retiramos algo mais do que apenas o espanto perante o desrespeito pelo SLB e sócios, retiramos também a mundividência do senhor LFV.

 

1 – Para o senhor Vieira, o SLB não existia antes de ele se ter tornado director do departamento de futebol, a convite do senhor Vilarinho.

2 – Para o senhor Vieira, tudo o que fez foi milagroso, único, (incluindo o estádio), e não perde a oportunidade de o repetir, como forma de expressar a ideia de que sem ele, o SLB continua a não existir, como o encontrou, inexistente. Como se pode encontrar algo que não existe é uma questão que não vem ao caso.

2.1 – O estádio foi concretizado com apoios da CMLisboa, que facultou 49,5 milhões de euros ao SLB e 10,1 ao SCP, para expropriações e acessos. Quer o SLB, quer o SCP, quer o FCP, construíram e pagaram os seus estádios. 

Quer o Boavista FC quer o Vitória de Guimarães, remodelaram os seus.

Outros 5, foram construídos de propósito para o Euro2004: a) Algarve, b)  Dr. Magalhães Pessoa, c) Municipal de Aveiro, d) Cidade de Coimbra e e) Municipal de Braga.

Para o senhor LFV, o SLB ter conseguido fazer um estádio e pago o mesmo com a maioria de capital próprio, é um feito que deve ser relevado por contraposição a outros que fizeram o mesmo, como FCP, SCP e BFC.

2.2 – O Seixal. Os terrenos do que viria a ser o centro de estágio do Seixal, foram adquiridos por/ no tempo de Vale e Azevedo. As permutas com a Euroárea e as alegadas tentativas de desviar verbas do SLB para benefício próprio, ajudaram a mobilizar o Benfiquismo contra Vale e Azevedo.



O trabalho efectuado orgulha-nos, mas não foi o senhor LFV que o fez. Foi o Sport Lisboa e Benfica, a não ser que o senhor LFV tenha pago do seu bolso, ou tenha direitos de exclusividade em âmbito nacional, para construção de centros de estágio para o SLB. É que se não os tem, então podemos deduzir que com toda a certeza, outro presidente do SLB, se tivesse sido eleito em vez do senhor LFV, teria tido capacidade para efectuar obra análoga.



Neste como noutros assuntos, o senhor LFV assume uma bipolaridade, por um lado diz que o SLB é a maior instituição portuguesa, por outro lado não existia quando ingressou nas fileiras.


Por um lado diz que o SLB é a maior instituição portuguesa, com plena saúde financeira, mas a precisar desesperadamente de alienar 40% de acções para deixar entrar outros investidores, um dos quais, o dos frangos, estranhamente corre a comprar acções, num acesso estranho de premonição.

É mencionado propositadamente o modelo aplicado no Bayern de Munique, conhecido clube europeu que ainda é propriedade dos sócios. Tal como o Real de Madrid e outros.

O senhor Vieira, auto elogia-se para justificar a incompreensão de que padece, poucos percebem a sua inovação empresarial, e temem que a mesma seja uma forma de tentativa de controlo, os malandros. Parecendo que não se lembram da última revisão estatutária.



Por um lado diz que o SLB é a maior instituição portuguesa, por outro lado, na pior das hipóteses, a OPA daria pelo menos 200 milhões de euros por 40% das acções. Ou seja, para o senhor Vieira, o SLB vale 2 Mbappés na totalidade.

Oscila, tal como um metrónomo, entre um assumir de total desconhecimento sobre umas questões incómodas, a uma projecção de conhecimento total noutras que curiosamente, são sempre passíveis de conferir brilho à sua gestão.

Visa claramente passar uma ideia de competência e ingenuidade onde é necessário. Os malandros são sempre os outros, e é preciso um malandro de bom coração para lidar com os 'outros'. Admite que não é santo. Mas nunca sabe de nada que o possa comprometer como diabo. Curiosamente.

Ou seja, trocando por miúdos, o que é bom é responsabilidade do senhor Vieira, o que é mau é sempre de outros, ou ele de nada sabe.

«Eu trouxe o Benfica para um patamar que nunca ninguém imaginou.»



II

Não se reúne com Textor no hotel Ritz, mas reúne num escritório privado, para que não se pensasse que poderia haver falta de clareza nas reuniões e intuitos das mesmas. Escritório, curiosamente, propriedade do accionista que obtendo informação privilegiada oriunda de uma fonte paranormal, padeceu de um frenesim consumista, adquirindo acções do SLB.

Na narrativa do senhor Vieira, o seu papel foi apenas mostrar o que era o SLB ao senhor Textor.

De forma que faz a todos os cidadãos que solicitem conhecer o espaço desnecessariamente murado, do Seixal.



Para o senhor Vieira, o senhor Catão, era só mais um cidadão, que pretendia visitar o Seixal. Honra que todos os adeptos do SLB, podem por certo confirmar.

Ou até o empresário Bruno Macedo. Para o senhor Vieira, 'as pessoas querem fazer narrativas', apenas por causa das ligações entre negócios pessoais do clã Vieira com Bruno Macedo, com negócios do SLB com Bruno Macedo. As coisas são tão claras como a mulher de César (não o Boaventura), que só mesmo pessoas que querem fazer narrativas podem ver nisto uma mixórdia de interesses. No Benfica business é business, sejam frangos, imobiliário, ou passes de jogadores.



O senhor Vieira dixit.

O senhor Vieira diz que era um regateador /negociador implacável.

Sempre em prol do SLB.

Os direitos de transmissão televisiva comprovam-no.

SLB, 400 milhões por 10 anos - apenas pelos direitos televisivos,   SCP por 515 no total (camisolas e publicidade estática), e o FCP 457 milhões, também incluindo camisolas e publicidade estática.  

Tendo em conta a diferença que ora se assume, ora se esconde (por exemplo nos valores brutos acima citados), entre o SLB e restantes clubes da Liga, é discutível essa capacidade de negociação, quanto mais, a salvaguarda do interesse do Benfica, já para não falar da injustiça de os benfiquistas terem de pagar à parte, o acesso ao canal do clube.


Para o senhor Vieira, um líder que tenha medo do ex líder, não lidera nada. Como se a sombra do prévio minasse o trabalho do efectivo. E no entanto nunca se coibiu de deixar a sombra de JJ pairar sobre Lage. Aí, já não havia problemas na penumbra.

«O compadrio, a mentira e a intriga é aquilo que levou o Benfica ao estado em que o encontrei, completamente perdido. Ser gerido por jornais, ou seja, os próprios responsáveis do Benfica a dar informações para os jornais, nomeadamente para as pessoas que estão na CMTV, (...) para os comentadores, gente altamente responsável (...) eu a comentadores, um ou ou outro que me lembre.»

Isto é dito na CMTV, onde expõe procedimentos internos, informação pessoal sobre Eusébio, critica os actuais órgãos em exercício, e onde leva um comentador que não percebendo nada de futebol, é homem de mão do ex presidente, encomiasta nato.



Se algum dia o senhor Vieira quiser dar uma perninha na stand up comedy, será de certeza um sucesso, como aliás, tudo o que faz.


Afirma que estava contra investimentos de 100 milhões de euros, e vai buscar o treinador Jorge Jesus, técnico conhecido pelos gostos frugais e aposta sistemática na formação. Curiosamente antes de um acto de sufrágio no clube, sem qualquer intenção eleitoralista.






____________________



Como Benfiquistas, nos próximos tempos, temos de encontrar estratégias de entendimento e unificação total, e decidir acima de tudo, se o anterior presidente que:

a) permite presença regular em instalações do SLB, do senhor Pinto da Costa, Vitor Catão;

b) se mantém amizade com o senhor Pinto da Costa

c) se acha que é vital ser complacente, ou ser parceiro, de clubes e estruturas de futebol nacional que espoliam o SLB de verdade desportiva

d) que não tem estratégia desportiva para o Clube, além da manutenção do seu poder pessoal



e) que é mais virulento para a oposição interna que para os INIMIGOS externos

f) que confessou na comissão de inquérito parlamentar, ter sido colocado no SLB pela banca


tem o perfil que pretendemos para presidente do clube.Ou sequer para sócio.


Temos de perceber e clarificar se Rui Costa:

1) faz parte de um plano de perpetuação de poder do senhor LFV, e estamos perante uma pantomina mediática em conjunto com o grupo Cofina.

Os motivos para pensar isto têm que ver com a manutenção do mesmo elenco aburguesado que Rui Costa não ousou alterar. Será Rui Costa, o complacente útil, que mantém a ilusão até ao retorno do Salvador? Será Rui Costa um dos participantes nesta representação a que assistimos? 

A governação até agora, de Rui Costa, em nada difere do que era costumeiro na direcção 'anterior'. 

Questão fulcral para responder a esta suspeita, passa pela revisão estatutária relativamente à limitação de mandatos. É que se for de facto, um regresso de LFV ao SLB, volta de imagem branqueada, relativizando as suspeitas passadas.

Ou Rui Costa prepara o regresso do senhor Vieira, ou permaneceu lá, ao fim de 13 anos de cumplicidade, para impedir que se faça uma auditoria credível, ou para melhor esconder os resultados passíveis de serem encontrados a partir de uma auditoria credível.

Tudo aponta para uma guerra fingida entre ambos, Rui Costa e LFV. Ou para fazer regressar um, ou para dar a imagem de personalidade própria noutro, Rui Costa, para o manter no cargo. O interesse é para manter o máximo de tempo possível, alguém conivente, porquê?


Será que após a saída de Vieira, o único benfiquista era o Moniz?

Rui Costa tem até Dezembro para mostrar o que está lá a fazer, se em prol do Benfica, se do empresário Vieira.

Ou:

2) é comido de cebolada num jogo que nunca aprendeu a jogar.


Se a resposta for a 2, tem direito a benefício de dúvida.


Da parte que me toca, lamento dizer, o senhor Luis Filipe Vieira, passa a ser um problema para o SLB, uma persona non grata, e portanto merecerá futuramente, e de forma assídua, a minha atenção.


Comentários

Mensagens populares